sexta-feira, 12 de setembro de 2014

FESTA DA XALTAÇÃO DA SANTA CRUZ: VOZ DE NAZARÉ.

Festa de Exaltação da Santa Cruz

Um dos símbolos da Igreja Católica relembra a crucificação
 
Um dos principais símbolos do Cristianismo e da Igreja Católica, a Cruz tem um significado especial para os fiéis cristãos. No dia 14 de setembro de acordo com o calendário litúrgico cristão é a festa de Exaltação da Santa Cruz. O dia é dedicado  para celebração do instrumento de salvação e de purificação.
A cruz cristã é o mais conhecido símbolo religioso do cristianismo. É a representação do instrumento da crucificação de Jesus Cristo, e está relacionada ao crucifixo, cruz que inclui uma representação do corpo de Jesus, e à família mais ampla dos símbolos em forma de cruzes. A festividade está ligada à dedicação de duas importantes basílicas construídas em Jerusalém por ordem de Constantino, filho de Santa Helena. Uma, construída sobre o Monte do Gólgota e outra, no lugar em que Cristo Jesus foi sepultado e ressuscitado pelo poder de Deus. A dedicação destas duas basílicas remonta ao ano 335, quando a Santa Cruz foi exaltada e apresentada aos fiéis.
O Apóstolo Paulo também sempre fez referência a Cristo juntamente com a Cruz em passagem da Bíblia, “Existem muitos por aí, de quem repetidas vezes vos tenho falado e agora o digo chorando, que se comportam como inimigos da Cruz de Cristo” (Fil. 3,18). Enquanto a Sexta-feira Santa é dedicada à paixão e a crucificação, a Exaltação da Santa Cruz vem para mostrar o valor do instrumento de salvação e símbolo da vitória de Jesus sobre o pecado.
De acordo com as regras litúrgicas da Igreja Católica, o presbítero deve utilizar vestimentas vermelhas, caso, a celebração caia num domingo como será esse ano, a festa tem precedência sobre a liturgia do tempo comum. A Exaltação é também a festa principal da congregação dos Cônegos da Santa Cruz, a origem da congregação vem da participação do fundador, Beato Teodoro de Celles, nas cruzadas para a retomada de Jerusalém. Na ocasião, permitiu contato maior com as tradições da Cruz de Cristo. Uma marca visível da Ordem é a cruz vermelho e branco, usada no hábito religioso.

No Brasil, a congregação dos Crúzios como também é conhecida derivada do francês Croises, se deu primeiro em Belém, onde ao desembarcar enfrentaram muitos desafios. Em 12 de janeiro de 1935, fundaram a Paróquia da Santa Cruz que existe até hoje e em 1948 foram para o sudeste do Brasil.

O Diácono Raimundo de Oliveira que integra a Paróquia da Santa Cruz comenta que até hoje essa devoção se mantém por conta da Cruz ser uma ponte entre os fiéis e Jesus, “É um Santo instrumento, que Deus em sua infinita bondade quis servir-se a fim de que pudéssemos contemplar a glória de Cristo e foi justamente ai, no madeiro da Santa Cruz que Jesus desvendou o conteúdo autêntico de sua realeza messiânica, seja na identidade transcendente do “Filho do Homem”, seja em sua missão redentora como “Servo Sofredor”. Sabemos que Jesus não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate da humanidade e que sua realeza se manifestou justamente no alto da Santa Cruz” declara o diácono.

Em Belém, a Paróquia da Santa Cruz realiza a festividade para vivenciar a Festa da Exaltação da Santa Cruz, com início no último dia 7 até o próximo domingo, 14. Os paroquianos reconhecem a Cruz como ícone importante, “Para nós a Cruz é o maior símbolo de nossa fé e quem a rejeita se comporta como aqueles dos quais já nos falava o Apóstolo Paulo” disse Luiz Cordeiro da Pastoral da Comunicação da Paróquia. Atualmente, a devoção à Santa Cruz na paróquia, é mantida de maneira sublime e solene em todas as nossas celebrações dominicais. Em todas as reuniões dos fiéis leigos engajados nas diversas atividades e pastorais da paróquia.

O Diácono Raimundo comenta que a parte litúrgica da festividade tem grande importância, “O foco principal de nossa Festividade refere-se a parte litúrgica, que procura mover o coração e a alma de nossos irmãos e irmãs a contemplar e experimentar o mistério da Cruz de Cristo em suas vidas. Por isso, durante a Festividade da Exaltação da Santa Cruz, daremos maior ênfase às Celebrações litúrgicas” declara o diácono.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário