quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Somos Diáconos à serviço da Vida e da Esperança.

Somos Diáconos à Serviço da Vida e da Esperança.

“Pelo contrário, disponham-se a serviço uns dos outros através do amor. (Gl 5,13b)

Escolhidos, chamados e enviados em missão a serviço da Igreja por meio de nossos Bispos que confiam a nós Diáconos, cada vez mais, tarefas e espaços nas paróquias e comunidades, a 52ª Assembleia Geral dos Bispos em Aparecida (SP), a Igreja viveu momentos importantes, foi aprovado como documento final COMUNIDADE DE COMUNIDADES UMA NOVA PARÓQUIA.
 
A comissão que preparou o documento recebeu inúmeras contribuições vindas de todos os organismos, pastorais e serviços da Igreja do Brasil. Nesse documento o serviço diaconal aparece em várias citações. Durante a assembleia tivemos vários momentos de diálogo com os bispos a respeito do diaconado em suas dioceses. Muitos bispos pedindo orientações para iniciar escolas diaconais em suas dioceses. Na presidência da CND tive a graça de ouvir dos bispos tantos relatos positivos da caminhada diaconal em suas dioceses e a mudança, para melhor, depois das ordenações. São muitos os bispos felizes com os diáconos na Igreja particular.

Participamos ativamente em tempo integral durante a assembleia. Servindo o altar e na liturgia colocando todos os diáconos do Brasil no presbitério do santuário de Aparecida através da nossa presença efetiva em nome da CND. Foi-nos concedido participar de todas as sessões que ocorreram no centro de convenções, e ainda, tivemos direito a palavra para relatos sobre a realidade diaconal no Brasil. É nítida, e crescente, a conscientização de nossos bispos a respeito do ministério diaconal e a importância do diácono no serviço do além-fronteira, onde as necessidades são tantas e tendem a aumentar cada vez mais.

Outro momento importante foi a Santa Missa celebrada dia 1º de maio na casa da mãe Aparecida que teve uma motivação a mais, quando foram colocadas as intenções pelos trabalhadores e pelos desempregados de todo país, com reflexões a respeito do capitalismo e a ganância nos dias atuais, numa visão fortemente materialista, muitas vezes, excluem pessoas do direto ao trabalho digno pra o seu sustento.

Que São José Operário e a Virgem Maria modelos de dignidade e trabalho, possam interceder a Deus pela dignidade do ser humano em seu trabalho em todo o país, ainda mais, neste momento de eleições. Paz e bem!
Diácono Zeno Konzen

Nenhum comentário:

Postar um comentário