terça-feira, 5 de agosto de 2014

EDIR MACEDO E O TEMPLO DE ISRAEL.

Magaiver Luiz

Não vou buscar me ater ao que a maioria dos jornalistas e ditos especialistas tratam, a questão do marketing feito por Edir Macedo quanto ao templo de Salomão. O que penso ser imprescindível é o simbolismo dado pelo Bispo a tal.
Quando, em cima de exuberância do Templo de Israel, Edir Macedo traz a tona toda a exaltação ao Templo e a ritualística judaica, Macedo busca efetivamente levar ao povo a imagem de um local sagrado, uma sacralidade proporcionada por ele como Bispo, tornando-se assim na visão dos fiéis como uma espécie de homem escolhido, um predestinado. A imagem do Templo remete as grandes catedrais góticas do catolicismo, onde a imponência do local faz do homem sentir-se pequeno perante Deus, e isso é de fundamental importância levar ao fiel a grandeza de Deus e, consequentemente, a grandeza do profeta que dirige o Templo.
O Bispo Macedo apropriando-se dessa imponência do local, veste-se também com suntuosidade, a forma como está se vestindo, e até mesmo as características visuais do Bispo, desde a vestimenta ao rosto barbado, se mostram como meios visualiza-lo como um profeta.
O Bispo, em minha ótica, trabalha a formatação do Templo de Israel, juntamente com a sua caracterização de forma profética, de forma perfeita no que tange a busca de uma originalidade, digo originalidade pois é inédita a forma como uma denominação Evangélica se sincroniza com as peculiaridades do Judaísmo, mesmo que Macedo não venha a trabalhar as ritualizações do judaísmo, o Bispo insere uma nova forma de olhar a Igreja que fundou.
A agregação da imponência do Templo, com a caracterização profética do Bispo, leva o psicológico humano sentir-se, em tal lugar, arremetido ao tempo que Jesus teria vivido. São mecanismos utilizados pelo Bispo para levar o fiel sentir-se mais próximo da realidade da Jerusalém de Jesus Cristo.
Portanto, penso que o espaço físico, o visual, caracterizado pelo Templo e pelo Bispo, trazem ao olho do fiel um retorno a história, no qual, ele agora pode vivenciar, pois está inserido no Templo de Israel. Sendo assim, os meios que Edir Macedo utiliza para manter sua teologia se mostra no Brasil como algo inédito, já que engloba elementos do Catolicismo, do Judaísmo e de denominação Evangélica, logo, ele escreve um novo capítulo na história das denominações evangélicas em esfera global, pois deixa claro a forma como a IURD de Macedo quer abarcar fiéis de outras denominações religiosas.
@MAGAIVELUIZ                 

Nenhum comentário:

Postar um comentário