quarta-feira, 6 de agosto de 2014

É preciso assumir nossa missão de animadores das comunidades.

É preciso assumir nossa missão de animadores das comunidades

Diácono Zeno Konzen - Presidente da CND

Disse o papa Francisco em 17 de julho último: “Deus usa de tanta misericórdia para conosco. Aprendamos, também, nós a usar de misericórdia com os outros, especialmente com os que sofrem”.
A nossa vida é feita e acontece a partir de fatos e acontecimentos. Todo o amanhecer é um fato e acontecimento em nossa vida, uma oportunidade que o criador nos concede para que possamos crescer em sabedoria e sermos mais santos que o dia anterior.

É a oportunidade de olhar para o passado e fazer uma auto avaliação de nossas atitudes, dos erros e dos acertos e aí buscar a perfeição. Somos chamados a viver em comunidades apesar das adversidades e sermos generosos, compreensivos e perdoarmo-nos mutuamente. É preciso assumir a nossa missão de animadores e anunciadores da palavra de Deus junto às comunidades. A formação permanente é essencial, pois, ninguém dá o que não tem. Uma boa formação permanente deve abranger integralmente as dimensões humano-afetivo, intelectual eclesial-comunitário, espiritual e pastoral. Essas dimensões acentuadas e amadurecidas no processo formativo deverão ser constantemente desenvolvidas e revigoradas ao longo da vida do ministério do diácono. O documento 96 da CNBB no seu número 229 diz que um dos meios para avaliação da caminhada dos diáconos do Brasil são os encontros de formadores e diretores das escolas diaconais que acontecem a cada dois anos.

O 13º encontro acontecerá nos dias 2,3 e 4 de setembro de 2014, na casa de retiros Monte Alverne na cidade de São Leopoldo no Rio Grande do Sul. A ficha de inscrição já está disponível no site da CND. Se houver alguma dificuldade com a inscrição, bem como outras informações ligue para (51) 35886302 e/ou (51) 99095037. Senhores formadores, diáconos e candidatos ao diaconado permanente venham participar desse encontro. Queremos partilhar as nossas experiências, só assim iremos atingir sempre mais a perfeição. As inscrições encerram dia 10 de agosto de 2014.

Apresento a seguir Carta testamento de Dom Albano Cavallin em sua íntegra para nossa reflexão.
"As Cartas-Testamento que estou escrevendo em preparação aos meus 60 anos de Sacerdócio tern para mim um sabor de agradecimento, despedida e saudade. Agora e a vez de dialogar com os diaconos.
Boa parte de minha vida sacerdotal não os conhecia pois, foi só nos ultimos 25 anos que tive a graça de encontra-los, como fruto que são do Concilio Vaticano II. Aos poucos foram aparecendo e revelando sua teologia, sua pastoral e sua mistica. Iam nascendo entre as melhores lideranças da Comunidade. Revelavam melhor as dimensões do sacerdócio de Cristo. Manifestavam a mistica de que vinham para imitar Cristo, Servo dos lrmãos. Aprofundaram a diaconia da Palavra, do Culto e da Caridade.

E daí nós começamos a ve-los presentes missionariamente, sobretudo nas capelas da periferia. Depois no serviço litúrgico. Nas Capelas mortuárias consolando as famflias enlutadas. Tomando parte ativa nas pastorais sociais. Marcando presença ativa nos Grupos de oração e reflexão bblica. Anjos de dedicação nas pastorais da pa-róquia.
Alguns deles ja iniciaram voos mais distantes, como missionários no nordeste e na África. Ao lado deles, a presença tão feminina e tão espiritual de suas esposas. A esposa é participante, através do matrimonio, das graças sacramentais do matrimonio e isto faz surgir maior entusiasmo e participação de toda a familia.
Tambem onde os diáconos foram assumidos com amor, o próprio padre vern se sentindo mais realizado. As dioceses que inteligentemente fundaram e apoiaram os diáconos, reconhecem que eles sao uma benção de Deus e um bern para a lgreja.
Também, em minha vida de 40 anos de Bispo, considero a
fundação dos diáconos em Londrina um dos grandes presentes de Deus, pois eles ajudaram a renovar o espirito eclesial de nossa lgreja".

Com orações.
+ Albano Cavallin

Nenhum comentário:

Postar um comentário