quinta-feira, 28 de agosto de 2014

DIÁCONO,VOCAÇÃO E MISSÃO.

Diácono, Vocação e Missão

Por: jornalista André Santos – PASCOM São Benedito/Salto-SP.

Para celebrar o Mês Vocacional, e para tirar dúvidas comuns entre os fiéis sobre o sentido da Vocação na Igreja, o Evangelizador (informativo da paróquia São Benedito de Salto, SP) convidou o Diácono Edison da Silva Palagi para uma entrevista. Edison é Diácono desde 2012, na Paróquia São Benedito, diocese de Jundiaí, SP.

Evangelizador: Vocação e Missão são conceitos diferentes? Quais seriam essas diferenças?

Diác. Edison: Existe sim diferença entre Vocação e Missão. Vocação é um chamado universal que nos convida a uma vida de união com o Cristo e Sua Igreja. É um chamado para vivermos aquilo que Cristo Senhor viveu em sua plenitude: o amor. Seja para a vida matrimonial, sacerdotal, seja para a vida da dupla sacramentalidade do serviço que é o diaconato, ou mesmo para a vida religiosa, todo cristão possui uma Vocação. Essas são as vocações específicas, já que a vocação fundamental é o chamado de Deus à santidade. É dom, é graça, atenção cuidadosa e pessoal Daquele que deseja a construção de um Reino. Já a Missão é o envio, pela Igreja, dos vocacionados.

Evangelizador: Como explicar essa diferença para os jovens? E quando devemos explicá-la (durante a Catequese, na Crisma, ou apenas depois que se interessam em participar de um grupo, etc.)?

Diác. Edison: A explicação deve partir do próprio conceito de Vocação como chamado, e da Missão como Envio, e sem dúvida deve ser alicerçada na Palavra. Jesus escolhe os seus (Lc. 6, 12-16 e Mc. 3, 13-19) e os envia (Mc. 6, 7-13 e Mt. 10, 5-15). Respeitando obviamente a linguagem necessária para o melhor entendimento, essas dimensões devem o quanto antes serem ensinadas no seio das famílias. A Igreja, a seu tempo, ensina através das catequeses, criando embasamento sólido com uma catequese sistemática e bem ministrada acerca dessas realidades. No convite aos jovens para a participação no serviço pastoral da Igreja, todo esse rico aprendizado é colocado em prática na vida e na missão de cada um.

Evangelizador: Para encerrar, o matrimônio é considerado uma Vocação? Se sim, então podem existir pessoas que “não têm vocação para o casamento”?

Diác. Edison: Sem dúvida nenhuma o matrimônio é vocação, mas nem todos são vocacionados para a vida nesse sacramento. Alguns outros são chamados para o presbiterado, por exemplo. O presbiterado, o diaconato, a vida religiosa, bem como a vida no matrimônio do cristão leigo, para citar alguns, são vocações específicas.  Importante reforçar que vocação específica é a maneira própria de como cada pessoa realiza a sua vocação fundamental à santidade. O mês vocacional quer trazer à consciência de cada um dos cristãos o porquê de sua própria existência e qual o seu papel nesse grande mistério de um Deus que caminha com o seu povo. A Igreja nos faz refletir sobre o que é essencial em nossa vida e nos ensina que o ser humano é um ser vocacionado. Não existe cristão sem vocação. Antes mesmo da criação do mundo, nós fomos escolhidos por Deus. Somos o reflexo do amor de Deus Pai e Ele nos deu uma missão: sermos santos e irrepreensíveis ao Seu olhar de amor.
Foto de capa 2 - Diác. Palagi e Maria José

Nenhum comentário:

Postar um comentário