sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O CIDADÃO DO REINO DOS CÉUS.

O CIDADÃO DO REINO DOS CÉUS – Efésios 2.19


A Bíblia diz que somos concidadãos dos santos. O que é um concidadão? É um cidadão junto com outros. Ou seja, existe um grupo de pessoas que faz parte do reino dos céus e nós nos unimos a ele, recebendo a mesma cidadania quando nascemos de novo.
Está claro para você que uma pessoa precisa nascer duas vezes para morrer uma. Mas aqueles que nascem uma única vez morrem duas?
No dia que você entrou nesse mundo, o lugar onde você nasceu determinou a sua cidadania natural. Mas houve um dia em que você nasceu de novo. E quando você nasceu gerado pelo Espírito Santo, você passou a fazer parte de outra nação. A nação santa que habita o reino de Deus. Portanto, mesmo que você ainda continue morando na terra, você hoje é um cidadão de outro reino.
Em que consiste essa cidadania celestial?


F.T.: Em primeiro lugar…
I – A CIDADANIA É AGORA:
1.1. A maioria dos cristãos está esperando morrer, para se tornar um cidadão do reino de Deus. Eles pensam que hoje eles fazem parte deste mundo, mas abraçaram uma fé e se forem bons cristãos, um dia depois que morrerem finalmente se tornarão cidadãos do reino dos céus.
1.2. Mas isso é um equívoco, no momento que você nasceu no reino do espírito você se tornou cidadão desse reino. Você não precisa morrer para receber sua certidão de nascimento no reino de Deus. A certidão é dada na hora que você nasce.
1.3. Por isso, muitos cristãos ainda possuem uma vida muito natural. Porque eles estão achando que são desse mundo. Mas vamos ver na Palavra de Deus, que nós não somos mais deste mundo. Veja o que Jesus disse em João 18.36.
· Jesus tinha plena consciência de que ele estava no mundo, mas fazia parte de outro reino. Da mesma forma ele falou que nós também não somos deste mundo. João 17.14-18.
· Quem não deste mundo o mundo o odeia. E não apenas isso, mas o fato de estarmos em Cristo e de sermos enviados por Ele é uma prova inegável de que nós não somos deste mundo. Portanto a cidadania é agora.


F.T.: Em segundo lugar…
II – A CIDADANIA É INVISÍVEL: Lc.17.20-21
2.1. A segunda questão sobre a cidadania é que ela é invisível. Assim como você não precisa andar com a sua identidade na mão todo dia para mostrar às pessoas que você é um cidadão brasileiro, você também não precisa usar uma placa dizendo que é cidadão do reino dos céu.
2.2. Veja o que o Senhor Jesus falou quando os fariseus o interrogaram acerca da vinda do reino: Lucas 17.20-21.
2.3. Se alguém é americano ou brasileiro você vai descobrir por alguns motivos práticos:
a) Língua: Isso é fato que quando alguém abre a boca, você identificará a sua cidadania. Seja pelo idioma ou pelo sotaque diferente.
· Se somos cidadãos do reino ou não, a nossa maneira de falar nos delata. Existem coisas que você só vai ouvir da boca de um cidadão do reino. E existem coisas que você nunca vai ouvir da boca de um cidadão do reino. Sua língua é diferente da do mundo.
b) Estilo de Vida: Estilo de vida é a forma pela qual uma pessoa vivencia o mundo e, em consequência, se comportam e faz escolhas. A sua rotina, o seu comportamento diário são a expressão do seu estilo de vida.
· Seu estilo de vida, diz qual é a sua cidadania! Você aprecia as coisas que o mundo aprecia. Você faz o que o mundo faz? Você age da forma que o mundo age?
c) Comida: A sua cidadania também determina o seu paladar. O chinês gosta de arroz. O americano gosta de um bom café da manhã. O argentino come carne e salada no almoço. Mas o brasileiro tem que ter no prato feijão e arroz.
· O cidadão do reino dos céus, precisa se alimentar com o alimento celestial. O cidadão da terra se empanzina com as coisas da terra. Ama ficar parado de frente a uma televisão. O cidadão do reino dos céus, ama comer a Palavra do Senhor.
· Você pode não falar nada sobre a sua cidadania, mas quando alguém vir o que você come saberá a sua nacionalidade.


F.T.: Em terceiro lugar…
III – A CIDADANIA É ALGO NATURAL
3.1. A biologia ensina que existe o reino animal, o reino vegetal e o reino mineral. São 3 reinos, reinos distintos, o que distingue cada um destes reinos? A natureza. A natureza animal é uma, a natureza vegetal é outra, a natureza mineral é outra.
· Nós também somos de um reino. O reino deste mundo é o reino natural. Mas nós pertencemos a outro reino, que o reino espiritual. Nós estamos assentados com Cristo nos lugares celestiais. Você agora ganhou a natureza de Cristo.
3.2. Portanto, esse é o terceiro aspecto sobre a cidadania do reino dos céus. A cidadania é algo natural ou seja. Isso que significa ser um cidadão do reino dos céus. Significa que você não precisa se esforçar muito para ser o que é. Se você tem que se esforçar muito para ser o que você é, você não entendeu ainda o que é o evangelho.
· O que a gente vê muito hoje são pessoas dentro da igreja se segurando para não pecar. Elas conseguem ficar assim por três meses, seis meses um ano. De repente caem. Essas pessoas precisam mudar de natureza. Precisam nascer de novo. Nascer no reino. Se tornar um cidadão dos céus. Receber uma nova natureza. Senão for assim, todo esforço próprio para agradar a Deus é religião!

Nenhum comentário:

Postar um comentário