terça-feira, 13 de novembro de 2012

FAZ BEM PREVER A VIDA?

Faz bem prever a vida?


Você já imaginou alguma vez se existisse um filme que mostrasse a sua trajetória de vida do começo ao fim? Se pudesse hoje conhecer o futuro em detalhes? Saber antecipadamente o resultado das suas escolhas?
Se isso fosse possível assistiríamos a esse filme e só depois decidiríamos com quem casar, ter filhos ou não, qual carreira seguir, entre tantas outras dúvidas que surgem ao longo da nossa história.
Tentar prever o futuro é um desejo bastante comum entre as pessoas, na busca de diminuir os riscos e de se sentirem mais seguras perante os imprevistos da vida.

Tentativas de controlar a vida
Como conhecer o futuro não é garantido, existem aquelas pessoas que pensam em todas as possibilidades referentes a uma decisão a ser tomada, buscando se precaver de problemas que a mesma poderá gerar. Por isso, os aspectos negativos acabam ganhando maior atenção. Certa vez ouvi me falarem: “Penso em todas as possibilidades ruins, porque assim estou preparado se algo não der certo depois”.

Trata-se de um tipo de ansiedade antecipatória que ocorre, muitas vezes de forma inconsciente, para diminuir a insegurança e o medo que surgem junto com a necessidade de tomar decisões e construir uma trajetória própria. Quanto mais ansiosa a pessoa for, mais forte costuma ser esse processo.

Porém, é uma forma ilusória de ter o controle da situação, que na realidade gera duplo sofrimento. No momento presente esses pensamentos por si só geram diversos sentimentos como medo, aumento da insegurança e ansiedade, e, consequentemente, não permitem que a pessoa possa aproveitar cada situação plenamente. No momento futuro, caso esses pensamentos ruins se concretizem (o que geralmente não ocorre) o sofrimento existirá da mesma forma.  Com isso, ela sofreu em dobro acreditando estar preparada para os imprevistos que poderiam ocorrer.

As tentativas de controle ocorrem de maneira “automática” em muitas pessoas, ou seja, sem se dar conta, já estão rodeadas por pensamentos antecipatórios e ruins.

Como driblar os pensamentos antecipatórios?
Uma técnica eficaz para frear, momentaneamente os pensamentos futuros e ansiogênicos, é tentar se concentrar e pensar em outra coisa que não tenha nada a ver com o assunto. São formas de desviar a atenção e tentar focar em outro tema. A meditação e a yoga são práticas que ajudam nesse processo e acalmam a mente e o corpo.

Outra forma, com efeito mais duradouro, é o auto-conhecimento. Conhecer o que gera ansiedade e os motivos reais que fazem você sentir medo. Saber qual caminho se quer trilhar e onde se deseja chegar. Não perder de vista qual é o seu objetivo. Para isso, o psicólogo pode ser um aliado importante.

A vida é um caminho
É importante curtir cada etapa da vida, o que inclui as vitórias, mas também os obstáculos. Poder olhar para trás e ver o quanto percorremos do caminho traçado. Isso promove uma sensação de conquista, superação dos próprios limites, crescimento e amadurecimento.

É através de acertos e erros que formamos quem somos e quem queremos ser. Para que possamos colher bons frutos no futuro precisamos ter confiança e força de vontade de viver o momento presente. Portanto, coragem!

“O que vale na vida não é o ponto de partida e sim a caminhada. Caminhando e semeando, no fim terás o que colher”. (Cora Coralina)

* Viviane Lajter Segal, psicóloga clínica, CRP 05/41087.

Contatos: viviane@lajter.net e cel. 9271-1519.

Nenhum comentário:

Postar um comentário