sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 08/11/2012 às 20:59

O governador Simão Jatene recebeu nesta quinta-feira (8) visita do cônsul da Missão Econômica da Baixada de Israel, Roy Nir, que veio ao Estado com objetivo de propor parceiras tecnológicas em diversos setores econômicos e nos âmbitos institucional e social. O encontro, no Comando Geral da Polícia Militar, teve também a presença do secretário de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, David Leal.
“Israel está muito interessado em estreitar lanços com outros Estados do Brasil fora do eixo Rio-São Paulo. O Pará é um dos mais importantes, pela importância e pela significância que o Estado tem na região. Estamos vendo que aqui existem muitos potenciais e muitas oportunidades de cooperação em vários setores”, explicou Roy Nir, que pela primeira vez veio ao Pará.
O cônsul destacou os setores em que a cooperação pode ser imediata e render bons resultados, como a segurança pública, área na qual Israel pode oferecer tecnologias avançadas de monitoramento e vigilância. Outros setores são os de telecomunicações, atualmente em expansão no Pará, e agricultura, principalmente no desenvolvimento de sistemas de irrigação e hidrotecnologias.
“Israel tem um terço do seu território formado por desertos, então, durante 60 anos desenvolvemos tecnologias avançadas para distribuição, uso reciclado e cuidados, entre outros serviços com a água. Podemos fazer parcerias para o desenvolvimento da agricultura com o uso de tecnologias eficientes de irrigação. Para ser ter uma ideia, Israel reutiliza na agricultura cerca de 80% de toda água que vai para o esgoto”, informou Roy Nir.
Simão Jatene apresentou durante o encontro algumas demandas do Estado, entre elas investimentos na indústria farmacêutica, para que se possa pesquisar e usar os recursos naturais encontrados na Amazônia. O governador lembrou que é preciso conhecer mais esses recursos para poder entendê-los, e é necessário usar os recursos naturais já pesquisados para depois avançar na descoberta de novos.
“A biodiversidade da Amazônia é extensa, mas não temos tecnologias e conhecimento suficientes para usá-la como um todo”, observou Simão Jatene, que destacou também o uso desses recursos na produção de cosméticos. O governador falou ainda sobre o desenvolvimento de tecnologias a partir das várias matérias-primas encontradas no Pará, como o miriti – que é usado no artesanato, mas tem propriedade isoladora térmica e acústica –, e o curauá, fibra leve bastante resistente.
“Precisamos de pesquisas e tecnologias para avançar no desenvolvimento de materiais e ferramentas, a meu ver, extremante necessárias nos dias de hoje”, asseverou o governador, destacando a importância da aproximação com as universidades do Estado (Uepa) e Federal Pará (UFPA) para o desenvolvimento dessas pesquisas.
O cônsul adiantou que vai produzir um plano de ação com todas as demandas do Estado. Ele também solicitou a visita de uma comitiva formada por empresários paraenses a Israel, liderada pelo governador Simão Jatene.

Texto:
Pablo Almeida - Secom
Fone: (91) 3202-0910 / (91) 8240-2141
Email: pabloc.almeida@gmail.com

Secretaria de Estado de Comunicação
Rodovia Augusto Montenegro, km 09 - Coqueiro - Belém - PA CEP.: 66823-010
Fone: (91) 3202-0901
Site: www.agenciapara.com.br Email: gabinete@secom.pa.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário