segunda-feira, 5 de novembro de 2012

CURIOSIDADES PAI D'ÉGUA.

Curiosidades Pai D'égua



.VOCÊ SABIA?

A maior floresta tropical do Planeta é  a Amazônia sul-americana, corresponde a 2/5  da América do Sul e a Metade do Brasil

VOCÊ SABIA?

Graças à borracha, nos primeiros anos deste século a Amazônia teve uma renda percápita duas vezes superior a da região produtora de café, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo. A riqueza acabou quando ingleses levaram as mudas de seringa para a Malásia, até hoje líder mundial na produção de borracha natural.


VOCÊ SABIA?

Que foi o Frei Espanhol Gaspar de Carvajal que deu o nome Amazonas, ele foi o primeiro cronista europeu a viajar pelo rio, durante a expedição de Francisco de Orellana, na primeira metade do século XVI. O frei afirmou que sua embarcação foi atacada por mulheres que, como na mitologia grega das amazonas, pretendiam escravizar os homens para procriar antes de matá-los. Esta você não esperava né?

VOCÊ SABIA?

Que de 1879-1912  Manaus era a capital mundial da moda e de diamantes, e o seu teatro, com 700 lugares, foi construído na Europa e trazido de navio para ser montado no Brasil.

VOCÊ SABIA?

O maior predador de peixes – Celebrizado num filme de Jacques Cousteau, o boto cor-de-rosa é o maior predador das águas da Amazônia. Come entre 4 e 5 quilos de peixe por dia.

VOCÊ SABIA?

O pirarucu chega a 3 metros – É o maior peixe de água doce do mundo, podendo atingir até 3 metros de comprimento. Em geral, tem cerca de 2 metros, maior do que a estatura média de um homem adulto e chega a pesar até 200 quilos.

VOCÊ SABIA?

A Ilha de Marajó é na verdade um arquipélago. O número exato de ilhas ninguém conseguiu ainda contar, mas é de pelo menos 2.000. Ocupam uma área de 50.000 km², maior que a Suiça.

VOCÊ SABIA?

As mais antigas evidências arqueológicas da existência humana na Amazônia são de, pelo menos, 12.000 anos atrás.

Nenhum comentário:

Postar um comentário