domingo, 1 de abril de 2012

COMUNICAÇÃO ENTRE CASAIS.


COMUNICAÇÃO ENTRE CASAIS.

Queremos falar de um grande problema na comunicação do casal. O que chamamos de “dupla interpretação e comunicação”. É a comunicação transmitida de forma oculta ou não; que dá a entender algo que o transmissor não teve nenhuma intenção de comunicar. Normalmente as mulheres interpretam de forma completamente diferente, aquilo que o marido nem pensou em transmitir. Quero citar um exemplo:

Uma esposa foi participar num fim de semana, de um retiro feminino da Igreja. O marido, para colaborar com sua amada. ficou tomando conta de seus dois filhos.

Mas no fim de semana passado, os pais prometeram levar as crianças para assistir a um filme, que sairia de cartaz justamente no fim de semana em que a esposa foi ao retiro.

Os pais haviam esquecido, mas as crianças não! Embora a mãe não estivesse em casa, os filhos cobraram do pai a promessa do cinema. O pai, que não tinha muita prática em tomar conta das crianças, achou melhor cumprir a promessa, pois assim estaria honrando a sua dívida e distraindo as crianças por um período. Foram ao cinema!

Depois de terem assistido o filme e terem comido muita pipoca, foram passear no Shopping, quando a esposa que estava no retiro, resolve ligar para o celular do marido, para desejar boa noite.

Ao ouvir o barulho do shopping, pergunta ao marido: - Que barulho é esse que estou ouvindo? Parece um shopping? O marido responde: - É que eu tive que cumprir a promessa que fizemos para os nossos filhos na semana passada, lembra? Prometemos de levá-los ao cinema.

A esposa responde chocada: - Ao cinema, para assistir aquele filme que eu queria assistir com as crianças? Como pode fazer isso comigo? O marido sem entender nada, pensando que tinha feito a melhor coisa do mundo, e indignado, pois como a sua esposa podia questionar algo se ela mesmo preferiu o retiro,responde: - Ué! Nós prometemos! E o filme sairá de cartaz amanhã!

A esposa indignada porque interpretou que o marido esqueceu dela, que não a ama; entendendo que o marido estava dizendo que ela não faz parte da família; que não tem importância para ele; que ela não faz parte dos planos do marido. Responde: - Você podia ter me ligado, que eu voltaria mais cedo no domingo e assistiríamos a última seção! Como pode ter feito isso comigo? Porque não me ligou? Aposto que nem lembrou que eu existo!

O marido ainda sem entender nada, achando a esposa uma tremenda duma encrenqueira; e um absurdo essa tempestade num copo d’água; sentindo-se frustrado, porque em apenas alguns minutos deixou de ser um herói, para ser um carrasco, responde: - Você está louca é! Você me larga aqui sozinho, tomando conta das crianças para ir no retiro, e ainda briga comigo! Eu deixo meu futebol por sua causa para tomar conta das crianças, deixo o meu descanso por sua causa, gasto dinheiro para agradar as crianças e ainda escuto isso!

A esposa enlouquecida de raiva, porque o marido não queria assumir a culpa, responde: - Você é um grosso mesmo! Não quero mais falar com você!!! E desliga o telefone. O marido acaba com o passeio no shopping, e leva as crianças sem entender nada para casa e as coloca para dormir mais cedo, sem direito a nenhum comentário!

Até o acerto de contas do domingo à noite, o diabo ainda contribui. Ele sopra então na mente da esposa: “o seu marido não te ama; é indelicado e grosso; e ele põem todas as coisas em primeiro lugar, deixando você por último! Ele não te merece, é muito insensível! Por isso que seu casamento nunca vai dar certo! Eu se fosse você, ia embora de casa!”

O diabo também sopra no ouvido do homem: “a tua esposa é uma ingrata! Olha só! Ela vai passear e deixa as crianças para você tomar conta. Você já trabalhou a semana inteira e ainda tem que ficar com as crianças sozinho! Ela é uma folgada mesmo! E ainda disse que foi passar o fim de semana orando! Desse jeito!!! Com esse telefonema!!! Ela é uma mulher rixosa mesmo! Você não merece essa humilhação! Faz um favor e o que ganha? Bronca!!! É melhor viver sozinho! Antes só do que mal acompanhado!!!!”

E assim a separação foi preparada pelo inimigo, por causa de uma simples má interpretação de comunicação!

Homens e mulheres são completamente diferentes! Deus os fez assim.

A palavra auxiliadora, escrita em Genesis, significa também oposto. Portanto quando Deus disse que faria uma auxiliadora, estava dizendo também que faria alguém oposto ao homem para lhe ajudar. Precisamos entender as diferenças e aprender a conviver com elas, pois elas podem trazer problemas de comunicação, afinal da boca saí o que está no coração(Mt12.34).

“As diferenças são reais, mas o que conta para se fazer um casamento feliz não é o quanto somos compatíveis, mas como lidamos com as nossas incompatibilidades.”

Quando passar por uma situação como essa, lembre-se que seu cônjuge não teve nenhuma intenção de comunicar isso, ele apenas pensa diferente, pois Deus o fez diferente de você. Esfrie a cabeça e depois explique exatamente o que você entendeu o que ele estava comunicando. Vai ajudar na próxima vez. Orem juntos para que aprendam a pensar sempre no outro, antes de fazerem qualquer coisa.

Diácono Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário