quarta-feira, 28 de março de 2012

VER-OPESO GANHA PARABÉNS E REFORMA


Ver-o-Peso ganha parabéns e reforma

Quarta-Feira, 28/03/2012

Foi com toda a pompa a celebração dos 385 anos do mais célebre cartão postal de Belém. Na manhã e início da tarde de ontem, centenas de pessoas participaram da festa de aniversário do Ver-o-Peso. A programação incluiu shows, brincadeiras com os feirantes e frenquentadores. Um bolo de 10 metros foi distribuido ao público, que cantou parabéns ao “Veropa”, como a feira é carinhosamente chamada pela população.

Desde o início da manhã, a concentração foi ao redor do palco e no Solar da Beira, onde foram emitidas Carteira de Trabalho, de Meia Passagem e de Gratuidade. E o público se divertiu com as brincadeiras e apresentações. “É muito bom participar. É o nosso Ver-o-Peso que o mundo conhece. Todos os paraenses estão de parabéns hoje”, comentou a professora Rosalinda Pinheiro, de 51 anos.

Também foi realizado um culto ecumênico para dar bênçãos aos frequentadores, feirantes e ao próprio Complexo. O prefeito Duciomar Costa participou da lavagem da Pedra do Peixe. O banho de ervas, realizado pela primeira vez este ano no local, foi preparado por vendedoras da feira. Depois, com muitos aplausos e o “Parabéns pra você” em ritmo de carimbó, ele foi acompanhado pelo público na homenagem aos 385 do Ver-o-Peso. O bolo acabou rápido.

O prefeito aproveitou para anunciar que a feira deverá passar por uma grande reforma. Ele lembrou que recentemente o Mercado de Ferro foi entregue recuperado. Falou ainda sobre os projetos para o Ver-o-Peso. “Estamos reformando o Mercado de Peixe e semana que vem estamos reunindo com os feirantes para tratar da restauração da feira. Será uma restauração do jeito que foi negociado com eles , é toda (a feira), iluminação, lona, tudo”.

E disse o que representa o mercado para a cultura do Pará. “O Ver-o-Peso é uma festa constante, uma festa de todos os dias. Já amanhece o dia em festa, diariamente. E na verdade o Ver-o-Peso é o que representa o nosso povo. Aqui está o nosso cheiro, a nossa cultura, nosso calor humano, esse jeito do paraense. Isso é o Ver-o-peso de todos os dias”, concluiu.

Uma história que começou no Império e se popularizou
No dia 27 de março de 1627, às margens da baía do Guajará, foi fundado no porto do Piri, como era chamado na época, um entreposto fiscal da Coroa Portuguesa. A denominação de Ver-o-Peso se deve à existência das chamadas Casas do Haver-o-Peso, criadas no Brasil em 1614.
Estes locais tinham como objetivo conferir o peso exato das mercadorias e cobrar os respectivos impostos para a coroa portuguesa. Com o passar dos anos, o local foi popularmente denominado de Ver-o-Peso, o que acabou dando origem ao nome do mercado.
O Complexo do Ver-o-Peso compreende uma área de 35 mil metros quadrados e é composto por uma série de construções históricas: o Mercado de Ferro, o Mercado da Carne, a Praça do Relógio, a Pedra do Peixe, a Feira do Açaí, a Ladeira do Castelo, o Solar da Beira e a Praça do Pescador. Em 1977, todo o conjunto arquitetônico foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).(Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário