quarta-feira, 28 de março de 2012

SUL-AMERICANO DEIXA PATRIMÔNIO E INCENTIVO AO ESPORTE DO PARÁ.


Da Redação:Agência Pará de Notícias:Em 27/03/2012 às 21:04

O Campeonato Sul-Americano de Desportos Aquáticos, realizado de 14 a 24 de março, em Belém, se despediu do Pará com um saldo positivo. A organização do evento estima que pelo menos 25 mil pessoas assistiram às competições, em cinco modalidades. Mais do que um legado de incentivo ao esporte paraense, a competição também deixou à população um espaço importante para o desenvolvimento de atividades de esporte e lazer: o Parque Aquático do Pará, que foi inteiramente revitalizado pelo governo do Estado para receber a competição.

O espaço funciona nas dependências da Escola Superior de Educação Física, sob gerência da Universidade do Estado do Pará (Uepa). Após o Sul-Americano, o parque já retoma sua funcionalidade, beneficiando mais de duas mil pessoas, que fazem uso do espaço em diversas atividades ofertadas pela Uepa, em parceria com outros órgãos do Estado.

Para receber o evento, várias melhorias na infraestrutura foram feitas, certificadas pela Federação Internacional de Natação (Fina). A piscina olímpica, onde foram realizadas as provas de natação, nado sincronizado e polo aquático, e o tanque de saltos ornamentais, obedecem a rigorosos critérios internacionais. Em volta do parque, além das arquibancadas de concreto e dos vestiários, também revitalizados, foram instaladas arquibancadas extras e refletores, placar eletrônico, placas de toque (nas raias) e placas na cabeceira das raias.

Envolvendo cinco modalidades (nado sincronizado, salto ornamental, maratona aquática, natação e polo aquático), mais de 350 atletas de 12 países participaram do Sul-Americano. Após a competição, o parque começou a receber pequenos ajustes, devido ao desgaste da maratona de 11 dias de provas, e deve retomar suas atividades em até 10 dias.

O vice-presidente da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos, Luiz Soares, que acompanhou o Sul-Americano, destacou que a infraestrutura oferecida pelo Estado garantiu a realização de um grande evento. “O Estado do Pará dispõe de um Parque Aquático que não deixa a desejar a nenhum do mundo. O tanque de salto ornamental, em especial, é o melhor que já vi. Esse parque é um patrimônio incalculável que o Estado tem hoje”, comentou.

Incentivo – Para a presidente da Federação Paraense de Desportos Aquáticos, Ellen Castro, a revitalização do Parque Aquático contribui para a retomada do esporte no Estado e representa um grande incentivo aos atletas paraenses. “Vai nos proporcionar a continuidade do trabalho, já que há dois anos vinha sendo interrompido diversas vezes”, destacou ela, recordando que as condições anteriores impediam, muitas das vezes, até os treinamentos. “O tanque do salto ornamental, que estava há dois anos seco, agora está totalmente recuperado e com condições para funcionar por muito tempo. A piscina olímpica também ficou parada por um tempo”, acrescentou.

Segundo Ellen Castro, a partir da visibilidade alcançada com o Sul-Americano, a expectativa é resgatar as modalidades no Estado. “No polo aquático, por exemplo, além de resgatar a equipe masculina, estamos formando uma feminina. Também estamos abrindo uma escolinha juvenil de polo, já que a categoria não existia no Estado” informou.

Para Ellen Castro, o incentivo oferecido pelo Estado será fundamental para dar início a uma nova fase. “Se não fosse esse apoio, os desportos aquáticos iriam encerrar suas atividades no Pará, pois não teríamos condições de realizar o Sul-Americano e nem de dar continuidade aos nossos eventos. Agora, com certeza, viramos esse capítulo, rumo a uma nova fase”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário