quarta-feira, 21 de março de 2012

SEMINÁRIO: A IGREJA CATÓLICA NA AMAZÔNIA.


Fonte: Instituto de Pastoral Regional (IPAR).

Seminário: A Igreja católica na Amazônia

Em 25 de janeiro de 1959, o Papa João XXIII anunciava a decisão de convocar um concílio para a igreja, a menos de noventa dias após sua eleição como sucessor de Pio XII. Não há como negar: “um gesto de tranquila audácia”. Mas certamente fruto do espírito missionário, sensível e atento, do Papa João XXII, aos sinais de evolução da situação mundial.

Em comemoração aos 50 anos da abertura do Concílio Ecumênico Vaticano II encontra-se um momento oportuno, para uma Epifania de Deus no tempo presente.

O objetivo do Seminário é evidenciar algumas chaves de leitura a partir do entendimento do Concílio como evento no seu conjunto. Redescobrindo uma disposição fundamental de espírito e atitudes para encarar os desafios que estão à nossa frente.

Além do que, possibilitar o resgate histórico e uma reflexão dos conteúdos dos documentos de Santarém (1972) e de Manaus (1997) que inspirem e motivem o compromisso profético dos cristãos diante do mundo de hoje.
É importante chamar a atenção dos responsáveis pelo bem público para as urgências pastorais e sociais que a realidade amazônica apresenta. O seminário é voltado para Bispos, Sacerdotes, Religiosos, leigos, seminaristas, alunos do curso de religião e todos aqueles que se interessam pelos estudos e fenômenos humanos e sociais da Amazônia.

O evento terá a participação do Pe. Edilberto Moura Sena (Diretor da Rádio Rural da Diocese de Santarém, Mons. Raimundo Possidônio Carrera da Mata (Coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Belém e Docente de História da Igreja) e do Ir. Carlos Arenz da Congregação do Verbo Divino Docente de História Contemporânea – UFPA.

INFORMAÇÕES:

Datas: Abertura na noite do dia 23/03/2012 (Sexta-feira) e encerramento no dia 24/03/2012 (sábado) às 21h.
Local: Auditório Amazônia – CNBB – Trav. Barão do Triunfo, 3151, Marco – Belém-PA.
Inscrição: Instituto de Pastoral Regional – IPAR CNBB (Belém) ou no Instituto Regional de Formação Presbiteral – IRFP (Ananindeua). Fone: (91) 3238-1555
Valores: R$50,00 (com direito a alimentação
R$130,00 (alimentação e hospedagem na CNBB)
Leituras: Documentos de Santarém e de Manaus, disponíveis em: www.iparn2.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário