segunda-feira, 19 de março de 2012

"SÃO PAULO EXORTA AS MULHERES".


“SÃO PAULO EXORTA AS MULHERES”

“Que elas ensinem o que é bom, para que as mulheres mais jovens aprendam a amar o marido e os filhos...” (Tito 2,3).

A maioria das mamães e das vovós gosta muito de ajudar nos preparativos para o casamento de suas filhas ou netas.

Invariavelmente, em meio à correria, elas dão um jeitinho de transmitir para as noivas sua experiência e uma série de conselhos que, acreditam, podem ajudar a jovem em sua nova vida.

Na carta que o apóstolo Paulo escreveu a Tito, ele instruiu as mulheres mais experientes a se tornarem uma espécie de mentoras, ensinando as mais jovens a:

1) Amar seu marido e seus filhos: quando uma mulher quer descobrir a essência do que é o amor, basta ler 1 Cor.13,4-7: “Quem ama...é paciente e bondoso, não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso, não é grosseiro nem egoísta, não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama... nunca desiste, suporta tudo com fé, esperança e paciência”.

2) Dar bom testemunho: uma família unida e carinhosa é um testemunho eloqüente para aqueles que não conhecem a Cristo e é uma maneira de preparar o coração dos filhos para que recebam Jesus (João 13,35).

3) Ser sensata e honesta: Prov. 14,1 diz: “A mulher sábia constrói o seu lar, mas a que não tem juízo destrói com as próprias mãos”. A mulher adquire essa sabedoria através de sua comunhão com Deus, por meio da oração e do estudo da Palavra de Deus.

4) Ser boa dona de casa: Prov. 31,27 lemos sobre a mulher virtuosa: “Ela nunca tem preguiça e está sempre cuidando da sua família”. Uma casa descuidada não proporciona um ambiente aconchegante para o marido e os filhos, além de ser um mau testemunho para eles e para as pessoas que conhecem ou convivem com a família.

5) Ser bondosa: ainda citando a mulher virtuosa como modelo e desafio, Provérbios 31,26 diz que ela fala “com sabedoria e delicadeza”. O som de gritos, de xingamentos, de discussões, de objetos sendo quebrados com raiva, etc., afasta amigos e vizinhos, desune a família e é um péssimo exemplo para os filhos. A bondade, por sua vez, é um fruto do Espírito.

6) Estar sujeita a seu marido: Efésios 5,22-24 e 1 Pedro 3,1 enfatizam que o plano de Deus é que a mulher seja “submissa” ao marido. As mulheres que não conhecem Jesus não aceitam esse princípio e nem sequer gostam de ouvir a palavra submissão. Porém a mulher de Deus sabe que a obediência aos princípios divinos traz bênçãos.

Por que a mulher deve agir com amor, sensatez, honestidade, bondade, submissão e esforçar-se para ser uma boa dona de casa?

Conforme as palavras de Paulo a Tito, isso é para “que ninguém fale mal da mensagem de Deus” (Tito 2,5).

Toda mulher pode, com seu testemunho, aproximar pessoas de Cristo ou afastá-las.
Podemos então perguntar: A Palavra de Deus tem sido honrada ou difamada em seu lar?

Diácono Luiz Gonzaga

Arquidiocese de Belém – Pará- Amazônia – Brasil.
diaconoluizgonzaga@gmail.com
diaconoluizgonzaga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário