sexta-feira, 23 de março de 2012

PALESTRA ENFOCA A IMPORTANCIA DA IGREJA CATÓLICA.


Quinta-feira, 22/03/2012, 00h54

Palestra enfoca a importância da Igreja Católica

A Igreja Católica teve papel fundamental na fundação de Belém. A instituição exerceu função política, econômica e social no período da colonização da Amazônia. A importância da Igreja para a configuração inicial da cidade é tema de um ciclo de palestras na Igreja de Santo Alexandre, na Cidade Velha, que começa nesta quinta-feira, 22, às 19 horas. A entrada é gratuita. A palestra “Participação da Igreja na Fundação de Belém”, faz parte do projeto “Rumo aos 400 anos de Belém” que ainda vai promover outros debates sobre o mesmo assunto.

As ordens religiosas vieram para a Amazônia promover o controle e a catequização dos povos indígenas no período colonial. Os missionários que se estabeleceram em Belém exerceram função essencialmente política; atuaram como mediadores da relação entre Portugal e a Amazônia e realizaram o controle das tribos indígenas por meio da catequização. A Igreja também foi importante na ocupação de novos territórios na região.

De acordo com o Professor Doutor em História da Universidade Federal do Pará, Mauro Coelho, não é possível falar do período colonial na Amazônia sem mencionar a Igreja Católica, tamanha foi sua contribuição para a fundação de Belém. “A Igreja é um agente histórico importantíssimo no período colonial”, afirma. “Parece-me impossível tratar do passado colonial amazônico, sem abordar a participação da Igreja”, explica. Mauro Coelho é um dos palestrantes do evento, ao lado do também Professor Doutor da UFPA, Karl Arenz.

Além da importância da fundação de Belém, a Igreja Católica também teve influência na arte local. Desde o final da década de 1690, várias Igrejas foram erguidas em Belém. As obras de reparo, modificação ou da própria construção das Igrejas demandavam especialistas em construções e na produção das imagens que iriam compor o cenário das edificações. De acordo com Mauro Coelho, os religiosos exerceram trabalho significativo nesse período. “As ordens religiosas foram muito eficazes na qualificação desses especialistas, principalmente entre os povos indígenas. Algumas das obras guardadas pelo Museu de Arte Sacra testemunham esse processo de formação de artífices especialistas na produção de imagens sacras”, disse o professor.

Serviço

Palestra “Participação da Igreja na Fundação de Belém”, dia 22, às 19 horas, na Igreja de Santo Alexandre, na Praça Frei Caetano Brandão, s/n, Cidade Velha. Entrada gratuita. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário