quarta-feira, 28 de março de 2012

PADRE PIO HENSGENS CELEBRA SEUS 80 ANOS.


Pio Hensgens celebra seus 80 anos

Publicação: 28 de Março de 2012.

Fervoroso torcedor do Alecrim Futebol Clube, o padre Pio Hensgens comemora 80 anos de vida, hoje, mas não tem ideia, ainda, de quando vai "pendurar as chuteiras". Ele continua na ativa, com o trabalho de evangelização que realiza em Natal há 44 anos e, ultimamente, tem se preocupado em aproximar os fiéis de todas as igrejas cristãs da cidade.

Há 44 anos evangelizando os natalenses, padre Pio realiza trabalho ecumênico na cidadeHá 44 anos evangelizando os natalenses, padre Pio realiza trabalho ecumênico na cidade

Holandês de nascimento, padre Pio Hensgens faz um trabalho ecumênico entre as Igrejas Metodista, Anglicana, Luterana e Ortodoxa, além de participar do Fórumo Potiguar de Diálogo Inter-religioso que já reuniu, por exemplo, as Igrejas Católica Apostólica Romana, Batista Viva, Anglicana e e tempos das religiões Judaica, Muçulmana, Budista, Hindu, além de adeptos do Espiritismo, Candomblé e Umbanda. "Não estamos lutando pela conversão, não é intenção chamarmos de volta para a nossa igreja", disse o padre Pio, a respeito de um trabalho que tem, reconhece ele, resistência entre os padres da Igreja Católica, tanto que "Poucos vêm às reuniões".

Padre Pio convida os membros de outras igrejas cristãs para reuniões semanais na Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Morro Branco, onde é um dos vigários ao lado do padre Arcanjo Valdivino Santos e do administrador paroquial, padre Roberto da Silva.

Pio Hensgens disse que essa tarefa "não é fácil, mas é possível", pois mesmo que no Brasil, ao contrário de outros países, exista uma certa tolerância ao credo e à liberdade religiosa, também "existe muito blá blá" quanto a isso.

Mas o importante, segundo ele, é pregar o que dizia o papa João XXIII, que a Igreja Católica deve "lutar pelas coisas que nos une e não pelas coisas coisas que não nos aproximam". "Nós queremos é acabar com essa briga", diz, com sinceridade o padre Pio, para reforçar que todas as igrejas cristãs pregam que há "um só pai, um só espírito, um só Jesus". O aniversário de 80 anos do padre Pio é comemorado, a partir das 19h30 de hoje, com uma missa na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, situada na rua Antonio Basílio, nº 3840, em Morro Branco. "Não fizemos nada de extraordinário, porque ele não quis, vai ser uma missa comum", adverte o padre Arcanjo Valdevino.

O próprio padre Pio Hensgens disse na entrevista à TRIBUNA DO NORTE, aceitava comemorar o aniversário com um bolo, depois da missa: "Mas só se fosse pra todo mundo, não só pra uma merreca, mas até os mais pobres".

Além dos párocos de Morro Branco, é aguardada na missa de hoje padres de outras paróquias de Natal. Está, praticamente, confirmada as presenças dos arcebispos eméritos dom Heitor de Araújo Sales e dom Matrias Patrício de Macedo.

Missionário redentorista em Natal

Padre Pio Hensgens nasceu em 28 de março de 1932. numa pequena cidade da Holanda, Kerkrade, localizada ao sul do país, próximo da fronteira com a Alemanha e da Bélgica.

O padre que chegou ao Brasil em 1961, depois de voar 16 horas, com uma escala na Ilha do Sal, próximo a Dakar, capital do Senegal, numa avião da empresa holandesa KLM, que depois foi proibida de voar pra o Brasil depois do golpe militar de 1964. "Achavam que nós, padres holandeses e franceses, éramos comunistas".

Pio Hensgens não lembra a data, mas disse que chegou num sábado em Recife (PE) e já na segunda-feira estava deixando a capital pernambucana, viajando "numa kombi velha, aos pedaços" para Souza, na Paraíba, onde ficou dois anos e começou um trabalho de evangelização por Pernambuco e também o Rio Grande do Norte.

Gerard Hubert Hensgens é o nome de nascimento do padre. Como no Brasil existiam outros quatro padres com o nome "Geraldo" na Congregação Redentorista, ele foi escolhido para ser o padre Pio, em homenagem ao papa Pio X.

Em Natal, Hensgens chegou em 1966, depois que o então administrador apostólico de Natal, dom Nivaldo Monte, havia solicitado à Igreja o envio de um missionário permanente da Congregação Redentorista para a cidade. Em 1968, começou a celebrar missas em Morro Branco, paróquia que ele ajudou a fundar depois de desligada da Paróquia de São João Batista, em Lagoa Seca, onde atuou até 1995.

Com quase 53 anos de sacerdócio, pois foi ordenado padre em 16 de setembro de 1959, Pio Hensgens ainda recorda alguns episódios da infância, sobretudo da 1ª Guerra Mundial, quando já se preparava - "por opção minha" - para servir a Deus. "A casa do meu pai era muito grande e serviu de QG para as tropas aliadas", disse ele, que tinha 12 anos, quando tropas americanas e inglesas, principalmente, invadiram à Holanda para tentar transpor o rio Reno, que corta a Alemanha, rumo à Berlim, a então capital do regime Nazista.

Pio afirmou que viu, criança, Eisenhower, De Gaulle, Churchill, Roosevelt e Patton, todos generais aliados, chegando em sua casa para discutirem os planos da invasão da Alemanha.

Ele conta que os exércitos aliados desembarcaram na Holanda em setembro de 1944, mas o país só "foi todo libertado em 1945". O padre conta um episódio interessante, que um americano estava olhando sua mãe, com um binóculo, quando ele o viu virar a cabeça um pouco para o lado e não esqueceu mais, "para se desviar de uma bala de um soldado alemão".

O pai, lembra ele, não chegou a concretizar um sonho, vê-lo ordenado padre. Morreu em 1951, devido a problemas adquiridos em decorrência do trabalho como mineiro nas minas de carvão da Holanda. A mãe, morreu em 1984, mas, em 1º de maio ele já tem viagem prevista para o seu país de origem, que não vê há dez anos, voando pela Fly, outra empresa holanda que agora faz dois vôos semanais de Natal para Amsterdã. "Tenho uma irmã, que foi freira na África e voltou a morar lá".

Agora, o padre Pio vai encontrar pequena Kerkrade com 47.681 habitantes, com apenas 21,93 quilômetros quadrados de área e uma densidade demográfica de 2.223 hab/km².

Nenhum comentário:

Postar um comentário