sexta-feira, 16 de março de 2012

"ORAÇÃO EM FAMÍLIA": MORADORES DE CONDOMÍNIOS SE UNEM NA FÉ.


Oração em família

Moradores de condomínios se unem na fé

Os grupos de oração das paróquias surgem de diversas formas. Geralmente algum líder, quando sente o desejo no seu coração de criar um grupo para uma atividade ou finalidade específica, comunica o seu pároco e leva em frente a missão. De forma um pouco diferente surgiram dois grupos de oração da Paróquia São José, no bairro do Umarizal.

Os dois grupos não funcionam dentro da paróquia, como comumente ocorre, mas em dois edifícios da capital paraense - Raissa e Ismael Nery -, ambos localizados na rua Domingos Marreiros, mesma rua da Paróquia São José. Os grupos foram fruto das caminhadas do período das peregrinações em preparação ao Círio de Nazaré e, por serem constituídos por muitos moradores participantes da paróquia, os dois grupos se transformaram em grupos paroquiais, vinculados à Paróquia São José.

A aposentada Rute Brandão (76) foi responsável pelo surgimento do grupo de oração do Edifício Ismael Nery, onde mora há 30 anos. Ela conta que morava na Cidade Velha, onde é forte a presença dos grupos de peregrinação no período do Círio. Acostumada a peregrinar desde criança com a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, sentiu a necessidade de receber a imagem em seu novo lar quando se mudou para o Edifício Ismael Nery. "Eu comecei a mobilizar o prédio para que nós começássemos a peregrinar", diz ela. Bastaram alguns meses para Rute aprender como se liderava um grupo e deixar de depender das antigas lideranças que levavam a imagem peregrina ao seu apartamento quando Rute solicitava.

"Eu lembro que nós éramos muitos logo que começamos a caminhada", recorda. Segundo ela, naquela época quase 80% dos condôminos eram proprietários do próprio apartamento. Hoje, muitos dos apartamentos são alugados e ocorre frequente mudança de moradores.

Com o tempo, Rute passou a fazer, além das peregrinações de N. S. de Nazaré, as peregrinações do Menino Jesus no período do Natal e tempos depois a de São José, em virtude da forte relação que seu grupo passou a ter com a paróquia. Foi um passo para os participantes do grupo do Edificil Ismael Nery serem considerados um grupo de oração da Paróquia São José. O encerramento das peregrinações desse grupo, todos os anos, se transformou em uma grande confraternização dos moradores do prédio. "Hoje eu sou uma porta-voz da paróquia aqui no edifício e quando moradores daqui se mudam para outros lugares da cidade me pedem para eu levar a imagem até eles. A nossa peregrinação se estende até fora do prédio", explica.

Adequação - Rute diz que o grupo de oração do Edifício Ismael Nery é peculiar por "se adequar aos horários de morador de prédio". Segundo ela, esses moradores possuem uma vida corrida, muitos são solteiros e trabalham muito. "Nós procuramos nos adequar ao dia-a-dia dessas pessoas", explica.

Oração como base familiar - A caminhada no Edifício Raissa começou de forma semelhante, a partir de um desejo dos condôminos de se congregarem para orar em família e em grupo. A caminhada iniciou há mais de quatro anos também por meio das peregrinações do Círio de N. S. de Nazaré e hoje, o grupo pertencente à Paróquia São José realiza também as peregrinações do Menino Jesus e de São José. "Por meio do grupo nós levamos a palavra de Deus às famílias e a proposta de oração em grupo", explica a moradora do prédio e participante do grupo, Kátia Suely Portal.

Kátia é pedagoga e explica que "a oração em família é tudo" e que três paradigmas são fundamentais para o desenvolvimento do caráter de uma criança - família, escola e igreja. Essas três bases se caracterizam, na opinião da pedagoga, como três práticas educativas complementares. "A espiritualidade influencia consideravelmente na formação das crianças e a diferença é perceptível", observou ao longo da carreira profissional.

Atualmente, como um gesto concreto que surgiu durante as peregrinações de Nazaré, os moradores do Edifícil rezam toda primeira segunda-feira do mês o terço em família. "Muitos moradores do prédio participam", diz Kátia. Além disso, o grupo faz visitas às pessoas doentes. As missas no prédio, geralmente, reúnem quase todos os moradores e a missa de Natal, ano passado, foi presidida pelo bispo auxiliar, Dom Teodoro Tavares.

Fonte: FNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário