sexta-feira, 23 de março de 2012

NOTÍCIAS DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM.

Fiéis caminham com São José


Muitas homenagens marcaram o dia dedicado ao "padroeiro dos trabalhadores", pelas ruas de Belém, na última segunda-feira 19. Pela manhã, centenas de devotos se reuniram na paróquia São José de Queluz, no bairro de Canudos, para a missa solene, presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira. Em seguida, os devotos, cerca de 3 mil, acompanharam a procissão dos Lírios pelas ruas do bairro como forma de homenagear o patrono da Igreja Católica.

"Ó São José! Na saúde e na doença...Rogai por nós", foi o tema da festividade deste ano, que começou no último dia 10 e encerrou na segunda-feira, dia do padroeiro. Durante a caminhada, o pároco, Frei Juan Espejel, orientou os fiéis a seguirem os passos de José, "como protetor e orientador da família, um homem justo e um pai presente", pediu. Ele explicou que já uma tradição direcionar o tema da festividade para as temáticas da Campanha da Fraternidade. Os encontros sobre a CF, na paróquia, foram uma forma de preparar a comunidade local para os dois momentos.

Para a devota Maria dos Santos, de 65 anos, o momento merece muito louvor e agradecimentos ao santo padroeiro. "Agradeço todos os dias pela saúde da minha família e pelo esposo maravilhoso e trabalhador que Deus me deu, e que se espelha em São José. Não me canso de agradecer suas intercessões e de homenageá-lo. Sempre sou atendida e por isso não deixo de lhe prestar homenagens", afirma.

Durante a procissão, uma parada em frente ao Hospital N. S. de Nazaré, na Travessa Segunda de Queluz, onde os pacientes foram abençoados pela intercessão de São José.

Já no bairro do Umarizal, as homenagens a São José aconteceram durante a noite na escadaria de um shopping na Doca. Cerca de 700 devotos participaram da missa que antecedeu a procissão pelas ruas do bairro até a sede da Paróquia de São José, na rua Domingos Marreiros. A celebração eucarística foi presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira, tendo o pároco Wiremberg Silva, como co-celebrante.

Com a chegada da procissão à Paróquia, outra celebração eucarística marcou o último dia de programação da segunda festividade realizada da paróquia, cujo o tema foi "São José nos ensina a amar a Igreja", que foi realizada desde o último dia 4. Segundo o Padre Wiremberg "Foram 15 dias de muito louvor e honras a São José, que possui imensa representatividade para todas as famílias cristãs e é merecedor de tamanha devoção".

Arquidiocese inaugura Lar Sacerdotal

Na última segunda-feira, 19, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, juntamente com seu auxiliar, Dom Teodoro, e o Arcebispo Emérito, Dom Vicente Joaquim Zico, inaugurou o Lar Sacerdotal Bom Pastor. Localizado na Rodovia BR 316, em Ananindeua, a casa terá a finalidade de abrigar padres e religiosos que vêm de outros lugares para passar temporadas em Belém, e também padres da própria Arquidiocese em idade avançada que desejarem morar no local. A missa de inauguração contou com a presença de diversos sacerdotes e membros de grupos, movimentos, pastorais e setores da Arquidiocese.

O Lar é uma espécie de hotel, onde o hóspede paga diárias pela permanência. Já os padres idosos residentes têm as despesas custeadas pela Arquidiocese. Padre João Derickx, 77, é o primeiro morador da casa. O religioso diz que aprovou a estrutura do espaço. Seu funcionamento é no mesmo prédio que abriga o colégio Bom Pastor. Para brigar casa, o prédio precisou passar por uma reforma e adaptação, já que é bastante antigo.

A casa conta com a administração da própria Arquidiocese de Belém, coordenada pelos missionários da Comunidade Católica Restauração, designados por Dom Alberto para a nova missão. O coordenador, Jadeilson Alves, conta com o auxílio de sua esposa, Avya Nascimento, e de outros oito missionários, dentre os quais quatro são consagrados na Comunidade. A Comunidade é de Pernambuco e em terras paraenses, a Casa de Missão funciona no próprio prédio do Lar Sacerdotal.

Estrutura - A casa conta com 14 suítes, capela, sala de TV, cozinha, refeitório, biblioteca, sala de reunião, e também há o planejamento para uma área médica. O número do telefone da casa é (91) 32452813.


Pascom Arquidiocesana realiza encontro

A Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Belém promoveu um encontro com seus integrantes no último dia 17, na capela do colégio Nazaré, para discutir as estratégias de comunicação a serem adotadas pelas paróquias. Na ocasião os participantes colocaram em debate a falta de conhecimento técnico e teórico sobre o tema, além das dificuldades financeiras e de pessoal para implantar iniciativas de comunicação nas paróquias as quais representam, desde a produção de informativos impressos até a utilização da internet e redes sociais.

Durante o encontro surgiram experiências bem sucedidas. O representante da Paróquia Sagrado Coração de Jesus, no conjunto Júlia Seffer, Ednaldo Duarte, disse que foi preciso criar um projeto de comunicação para que as pessoas que desenvolvem este trabalho tivessem uma espécie de guia. Edvaldo se prontificou a encaminhar o projeto como forma de troca de experiência com as demais paróquias da Arquise. Também este presente, Mauro Celso Maia, professor de Comunicação da UFPA, que se colocou à disposição das paróquias para orientações.

Depois de ouvir todos os representantes das paróquias presentes, o Padre Cláudio Pigihn, responsável pela Pastoral da Comunicação da Arquidiocese disse que para solucionar as dificuldades técnicas e financeiras das paróquias elas devem informar à Pascom para receberem suporte na implantação de seus projetos. Ao final do encontro, como forma de incentivo, o sacerdote aproveitou a oportunidade para apresentar a ideia de premiar o melhor artigo publicado em impresso, rádio, televisão ou internet na ocasião do Dia Mundial da Comunicação Social, 20 de maio de 2012.

Para informações sobre a Pastoral da Comunicação: (91) 3223-6004 ou por e-mail: pascomarqbelem@gmail.com

Fonte: Arquidiocese de Belém

Nenhum comentário:

Postar um comentário