segunda-feira, 19 de março de 2012

"LUA-DE-MEL": MOMENTO SAGRADO PARA O CASAL.


“LUA DE MEL”: MOMENTO SAGRADO PARA O CASAL.

Texto: Cânticos dos Cânticos 2,5-6.

“Tragam passas para eu recuperar as minhas forças e maçãs para me refrescar, pois, estou desmaiando de amor”.

É muito comum durante o namoro e o noivado, o casal criar uma grande expectativa a respeito do relacionamento sexual.

A lua-de-mel é o período em que ambos, finalmente, desfrutam desse envolvimento e têm oportunidade de se conhecerem mais intimamente.

O costume de reservar um tempo para os recém-casados ficarem sozinhos é algo positivo em nossa cultura na preparação para a vida a dois.

Na lua-de-mel, o casal se torna uma “só carne”, e essa experiência tão marcante e magnífica precisa ser bem planejada, pois sua lembrança deve provocar saudade com o passar dos anos.

Eis algumas sugestões para ajudar o casal no planejamento de sua lua-de-mel:

* Cada pormenor deve ser planejado em conjunto, levando em conta o tempo que terão para a lua-de-mel e o lugar onde os dois pretendem ir. Tudo é claro, de acordo com a situação financeira do casal.

*Todo casal deve reservar alguns dias ou no máximo duas semanas para a lua-de-mel. Não é aconselhável viajar durante meses, como também não são suficientes apenas duas noites juntos para iniciarem a vida conjugal.

*Pense bem antes de agendarem muitas viagens, após a cerimônia de casamento, geralmente o casal está exausto e uma viagem longa será muito cansativa. Viajar longamente de um lugar para o outro também não permite que ambos tenham momentos de descanso e intimidade para se conhecerem melhor.

*Não esperem realização total na primeira relação sexual. O relacionamento sexual também requer aprendizado e só se aperfeiçoa com o tempo. A lua-de-mel é o período apropriado para um descobrir o corpo do outro.

*É totalmente fora de propósito tentar conciliar lua-de-mel com trabalho. Se um dos dois não pode separar pelos menos uma semana para dedicar ao cônjuge, então é melhor esperar para casar quando tiver mais tempo disponível.

*Não abra mão da privacidade. Não passem a lua-de-mel com parentes ou amigos. Estejam seguros de que ninguém poderá interromper um momento íntimo.

*Lembrem-se da higiene. É importante para o cônjuge que seu marido/esposa, durante toda vida conjugal, seja cuidadoso (as) com a sua higiene pessoal.

*Em nossa cultura, muitos acreditam que é papel do marido sempre tomar a iniciativa da relação sexual, mas, há homens que gostam quando sua esposa demonstra interesse.

Não existem regras a respeito disso. Cada casal deve sentir-se livre, tendo sempre em mente que a comunicação é muito importante. Verbalize seus sentimentos.

Há três períodos durante o ato sexual: despertamento, clímax (orgasmo) e relaxamento.

O despertamento, geralmente é mais demorado para a mulher. O clímax nem sempre ocorre ao mesmo tempo para os dois, mas, isso não deve ser motivo de preocupação ou frustração.

Durante o relaxamento é importante que os dois comuniquem amor. Um abraço, uns beijos são ótimas maneiras de se comunicar amor ao terminar o ato sexual.

Não existe uma regra fixa ou regras fixas no que diz respeito à freqüência, posição, lugar, etc. Mas há duas regras valiosas que não podem ser esquecidas: o amor de Deus deve permear todo o relacionamento e a consciência do cônjuge não deve ser violada.

O ato sexual é tão espiritual quanto emocional e físico. Deus é o Senhor de todas as áreas de nossa vida e quer participar conosco de todos os momentos importantes pelos quais passamos.

Deus deve ser o convidado de honra na lua-de-mel de todo casal que deseja ter um casamento feliz e muito abençoado. Boa sorte e que o Espírito Santo os conduza. Amém.

Diácono Luiz Gonzaga
Arquidiocese de Belém-Pará-Amazônia-Brasil.

diaconoluizgonzaga@gmail.com
diaconoluizgonzaga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário