quarta-feira, 21 de março de 2012

"JUVENTUDE E SAÚDE ALIMENTA".


Fonte: Pastoral da Juventude do Regional Norte 2.

“Juventude e Saúde Alimentar” é tema da Semana da Cidadania 2012


As Pastorais da Juventude (PJ); Pastoral da Juventude Estudantil (PJE); Pastoral da Juventude do Meio Popular (PJMP); Pastoral da Juventude Rural (PJR) em parceria com os Institutos: Anchietanum - Centro de Juventude e Rede Brasileira de Centros e Institutos de Juventude lançam o Cartaz da Semana da Cidadania (SdC) de 2012. A semana será realizada no período de 14 a 21 de abril, com o tema “Juventude e Saúde Alimentar” e o lema “É preciso ter certeza do que se põe na mesa”.

O tema e lema da SdC 2012 está em sintonia com a Campanha da Fraternidade deste ano. Saúde tem a ver com plenitude, harmonia entre corpo e espírito, entre pessoa e ambiente, entre personalidade e responsabilidade, integridade física e espiritual, paz, alimentação, educação, trabalho, remuneração, promoção da mulher, da criança, da ecologia, do meio ambiente, igualdade, solidariedade, justiça, democracia, participação cidadã, qualidade de vida, defesa da vida, prosperidade (CF nº 15).

Para tratar deste tema tão importante para a vida da juventude, a SdC propõe três eixos de reflexão: saúde, agricultura e direitos. Eles nos ajudam a dar uma volta ampla pelo tema, tendo como pano de fundo a ideia do cultivo do Bem Viver.

A Secretária da Pastoral da Juventude (PJ) do Regional Norte 2, Vaulene Monteiro acredita que a SdC pode nos ajudar a cultivarmos, também nos hábitos alimentares e na relação com os/as outros e com o mundo, nossa Casa, o Bem-Viver tendo em vista a defesa da vida e a construção da Civilização do Amor.

Segundo Vaulene Monteiro o referencial bíblico Jo 6, 27 deve iluminar a SdC. Nesta passagem do evangelho narrado por João, renovamos nossa fé de que Jesus alimenta e faz viver. Ele é o “alimento que permanece” e que nos faz viver. Nossa busca é encontrá-lo no cotidiano, em nossa Nazaré, alimentarmo-nos da sua Palavra e da sua vida. Buscar vida plena, encontrando na prática e na vida d´Ele referência para vivermos nossa própria vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário