segunda-feira, 5 de março de 2012

II JORNADA VOCACIONAL DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM.

Jovens lotam Centro de Cultura para II Jornada Vocacional

Ao fazer avaliação extremamente positiva do evento, Dom Alberto anunciou: Congresso Eucarístico de 2016 terá noite para a juventude

O Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, participou no último domingo (26), durante todo o dia, de um encontro que reuniu cerca de 800 jovens, a II Jornada Vocacional Arquidiocesana. O evento congregou a juventude de todas as 74 paróquias da Arquidiocese de Belém no no Centro de Cultura e Formação Cristã (CCFC).

Este ano, a Jornada trouxe a temática "Chamados à Santidade". Irmã Lourdes Silva, que faz parte da coordenação, explica que o encontro mostra aos jovens formas de viver a santidade dentro de vocações específicas, seja pelo matrimônio ou a consagração religiosa, em todos os aspectos da vida. O evento contou com momentos de oração, adoração, reflexão, testemunhos e oficinas, além de orientações sobre a temática da sexualidade.

Testemunho - Não faltaram histórias curiosas ao longo da programação, como a da jovem Rita Ágda, de apenas 12 anos, que com seu pai, Arlindo de Jesus, foram ao encontro depois de ouvirem a divulgação pela Rádio Nazaré FM. Seu Arlindo procurou a coordenação da Jornada para falar do desejo da jovem em participar de encontros da Pastoral Vocacional com o intuito de iniciar a vida religiosa. Os testemunhos de vida impressionaram o estudante Arthur Cardoso, 17, que disse ter tido no evento um encontro pessoal com Deus, principalmente durante o período da adoração ao Santíssimo Sacramento. O jovem está namorando há 7 meses e pretende voltar aos encontros vocacionais, dos quais esteve afastado.

O jovem Luan é fruto da jornada do ano passado. Depois de participar do evento, o jovem tomou a decisão de ingressar no seminário e este ano retornou para dar seu testemunho aos outros jovens. Quem também deu seu testemunho foi Antônio Augusto, que afirmou ter saido do mundo das drogas e álcool para viver uma vida de missão na Comunidade Católica Sementes do Verbo.

Dom Alberto e seu auxiliar, Dom Teodoro Tavares, classificaram o encontro como "extremamente positivo". Dom Teodoro disse que é fundamental a Igreja oferecer programações como essas aos jovens que passam por momentos de dúvida no discernimento vocacional. "A beleza da Igreja é essa diversidade aqui presente hoje", frisou.

A programação teve início pela manhã e foi encerrada com uma missa no final da tarde, presidida por Dom Alberto Taveira Correa, Arcebispo Metripolitano de Belém. Uma decisão tomada pelo religioso durante a celebração surpreendeu até mesmo a comissão organizadora. Como já foi bastante difundido entre os católicos, em 2016 deve ocorrer em Belém o 17º Congresso Eucarístico Nacional, em virtude da comemoração dos 400 anos de evangelização na Arquidiocese de Belém e do quarto centenário da capital paraense. Dom Alberto afirmou que pretende acrescentar no Congresso uma noite especificamente dedicada à juventude. A decisão foi motivada pelo sucesso da Jornada Vocacional 2012. "Eu estava pensando, durante a missa, se eu deveria falar sobre a ideia que tive no início da celebração", afirmou o Arcebispo momentos após o anúncio.



Fonte: FNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário