sexta-feira, 23 de março de 2012

DOM ALBERTO TAVEIRA, DOIS ANOS A FRENTE DA ARQUIDIOCESE DE BELÉM


Dois anos de pastoreio

Dois anos à frente da 3ª mais antiga Arquidiocese do Brasil

"Até aqui o Senhor nos ajudou" (I Samuel. 7. 12). Essa passagem bíblica se reveste de sentido para o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira, e tem servido de inspiração para o pastor ao longo dos dois anos à frente do pastoreio na Arquidiocese de Belém. Ele faz uma avaliação positiva dos dois anos completados neste domingo, 25, mas afirma que ainda há muito a ser feito. Dom Alberto informa, inclusive, quais devem ser suas prioridades nos próximos anos.

"Quando um bispo é nomeado para uma Arquidiocese ou Diocese, ele parte com uma missão clara: servir à Igreja", explica. "Em prol disso deve destinar todas as suas ações, sem medir esforços", ensina. Certo de que tem uma missão desafiadora a cumprir, o Arcebispo põe sua confiança em Deus. "Uma coisa é certa: Deus sempre vai ajudar", diz o pastor. Essa deve ser, segundo ele, a certeza de todo missionário, "pois Deus mostra os rumos aos envolvidos com a causa do Evangelho".

Ensinamento - Dom Alberto frisa que sempre se sentiu fortalecido e por isso testemunha a ação de Deus com o exemplo da própria vida. Para o Arcebispo, "o próprio Deus capacita aqueles que são Por Ele chamados". "A missão de um arcebispo não é um plano de carreira, em que você diz: 'eu quero ser isso ou aquilo', mas é um chamado de Deus", instrui.

Dom Alberto comenta seus planos pastorais até o fim de 2012. "Pretendo levar em frente o calendário da Arquidiocese", diz. Além disso, a última Jornada Vocacional Arquidiocesana parece ter aguçado "o espírito vocacional" do Arcebispo: "vamos sempre dar especial atenção às vocações", informa. Em seguida, destaca os três pontos para os quais o foco será maior - o projeto Igreja Belém em Missão, por ser o plano de evangelização da Arquidiocese, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral e o grande evento de 2016, o Congresso Eucarístico Nacional, envolvendo os 400 anos da presença da Igreja na Amazônia, a fundação de Belém e o início da evangelização.

Dom Alberto informou que a Arquidiocese já fez todo o planejamento do Congresso Eucarístico Nacional, um grande acontecimento em Belém, mesmo ano em que a capital completa 400 anos. De acordo com ele, ao longo de 2012 a Arquidiocese trabalhará de forma mais intensa em prol da programação dos 400 anos. Todas as programações previstas para 2016 prometem ser um marco tanto para a história da cidade quanto para a Igreja de Belém. As 12 comissões do evento criadas por Dom Alberto foram divulgadas e estão empenhadas para organizar com antecedência o evento. São elas: Teológico Espiritual, Liturgia, Jurídico, Finanças e Infraestrutura, Hospedagem e Acolhida, Comunicação, Cultura, Educação, Saúde, Segurança, Pastoral e Relações Institucionais.

O outro foco do Arcebispo, a Assembleia Arquidiocesana de Pastoral, define o Plano de Pastoral da Arquidiocese para os próximos quatro anos. Participam do encontro o clero arquidiocesano, os diáconos, seminaristas, coordenadores arquidiocesanos de pastorais e movimentos, representantes dos religiosos e religiosas e dos leigos. Dessa assembleia surgem grandes ações da Igreja. O projeto Arquidiocesano Igreja Belém em Missão, por exemplo, foi discutido e aprovado nessa reunião.

Comparação - Fazendo um comparativo com sua antiga missão, na Arquidocese de Palmas, o Arcebispo diz que as realidades das duas Arquidioceses "são totalmente diferentes". "Lá, eu parti do zero, em 1996; aqui, a Arquidiocese já tem 300 anos ou quase 400 se levarmos em consideração a presença histórica da Igreja na região", explica. Ele ressalta que apesar de realidades diferentes, o objetivo do pastor é sempre o mesmo - o crescimento da Arquidiocese e a difusão da Palavra de Deus levada pela Igreja.

A Igreja de Belém também viverá intensamente o Ano da Fé, que iniciará em 11 de outubro de 2012, no 50º aniversário de abertura do Concílio Vaticano II, e terminará em 24 de novembro de 2013, Solenidade de Cristo Rei do Universo. A primeira atividade da Arquidiocese de Belém no Ano da Fé será, explica Dom Alberto, o Círio de Nazaré 2012, voltado para esta temática. "Foi por isso que eu escolhi o tema 'Ao Pai, por Cristo, no Espírito Santo, com Maria e do jeito de Maria'", esclarece. A abertura oficial do Círio será no dia 9 de outubro de 2012 e no dia 10 acontecerá a apresentação do Manto de Nossa Senhora de Nazaré. No dia 11, os fiéis farão a adoração a Jesus Sacramentado, em comunhão com toda a Igreja no início do Ano da Fé.

Na ocasião do Congresso Eucarístico Nacional, Dom Alberto pretende dedicar as igrejas da Arquidiocese que ainda não são dedicadas. Essa prática é antiga nos ritos litúrgicos, tanto no Oriente quanto no Ocidente. A celebração da dedicação de uma igreja é feita pelo bispo diocesano em uma celebração como forma de declarar publicamente que aquele edifício é dedicado ao louvor a Deus e à celebração da salvação divina por meio das ações litúrgicas, às orações da comunidade e orações pessoais. Em Belém, os exemplos de paróquias que ainda não são dedicadas são as paróquias recém criadas.

Será construída a Igreja do Seminário, no complexo do Seminário Arquidiocesano São Pio X, em Ananindeua. Essa igreja, segundo Dom Alberto, pode se tornar uma paróquia da Arquidiocese. Inicialmente a igreja servirá para orações e celebrações de padres e seminaristas ou celebrações da Faculdade Católica Arquidiocesana, outra novidade que está por vir. Diferente da Pontífice Universidade Católica (PUC), a Faculdade Católica da Arquidiocese de Belém é criada pela própria Arquidiocese. Dom Alberto cita como exemplo a Faculdade Católica da Arquidiocese de Goiânia que iniciou como faculdade e, 40 anos depois, se tornou PUC, passando a ter relações mais estreitas com a Santa Sé.

Proximidade - Dom Alberto Taveira, juntamente com seu auxiliar, Dom Teodoro Tavares, iniciou o programa de visitas pastorais. Por meio desta prática, os dois pastores visitarão todas as paróquias da Arquidiocese de Belém a fim de conhecer a realidade das paróquias e saber do que são constituídas - pastorais, movimentos, ações sociais, ... "É o momento em que o pastor visita as suas ovelhas. Ele fica durante um tempo naquela paróquia para escutar a voz do povo e saber do que aquela comunidade local precisa", explica a secretária do bispo auxiliar, irmã Carmem Silva.

Dom Teodoro fez a primeira visita à Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Outeiro, onde se reuniu com conselhos e visitou órgãos públicos. Na próxima semana, será a vez de Dom Alberto visitar a Catedral Metropolitana de Belém e toda a sua área paroquial. Ele diz que esse é o início de um programa de visitas que pretende cumprir com a ajuda daquele que ele faz questão de agradecer o auxílio - seu auxiliar, Dom Teodoro Tavares. "Dom Teodoro foi um presente de Deus. Ele tem uma disposição enorme para o trabalho pastoral, que chama a atenção. Além disso, ele é criativo e a convivência entre nós é ótima", diz. Sem a ajuda do auxiliar, não seria possível vencer a agenda lotada. Além disso, Dom Alberto diz que é gratificante olhar para trás e ver o resultado do trabalho.

Memória - O próprio desejo de Dom Alberto para sua vida é um ensinamento de vida - "viver o evangelho". O Arcebispo que conhece o significado da palavra "missão" chegou a Belém no dia 24 de março de 2010 e tomou posse na Arquidiocese no dia seguinte. Dom Alberto é o 10º arcebispo a assumir a Arquidiocese de Belém, que é a terceira mais antiga do Brasil e conta atualmente com cerca de 2 milhões de fiéis. Ele foi nomeado pelo Papa Bento XVI para a nova missão no dia 20 de dezembro de 2009, após quase 14 anos como Arcebispo de Palmas.

Fonte: FNC

Nenhum comentário:

Postar um comentário