sexta-feira, 16 de março de 2012

" A CUPINIZAÇÃO DA FÉ".


A cupinização da fé.


Padre Zezinho, scj

O intuito é provocar reflexão sobre a catequese inadequada, como os que chamam atenção para os cupins desejam uma solução para a proliferação deles. Cupins são insetos que agem em colônias e erguem construções que não deveriam estar onde estão; ou às vezes ocupam espaço inadequado nas construções humanas. Ninguém quer cupins na sua casa. Era de se esperar que nenhum dono de casa ou de campos e pastagens os quisesse por perto. Mas não é o que se vê.

Cupins são estes insetos de vôo efêmero, que perdem as asas e se instalam no solo. Também há outro tipo que penetra nas vigas de madeira, em lugares estratégicos. Não detectados, podem por em risco toda uma construção. Não deveriam estar lá, mas o fato é que estão.

Se a cupinização de uma pastagem ou de uma casa deveriam ser motivo de preocupação, por que razão não se os remove? Quem desleixa ou nada faz contra eles deve ter uma razão. Tanto os que os destroem como os que os toleram devem ser ouvidos, porque está nas mãos deles acabar com os cupins ou deixar que tomem conta do ambiente.

Aproveito para alertar contra a cupinização das igrejas. Há pregadores agindo como cupins. Fora de sintonia com a doutrina de sua igreja, personalistas demais agem por conta própria e fazem o oposto do que suas igrejas ensinam.

Assim como em algumas pastagens saltam á vista mais os cupins do que a grama, em algumas igrejas, aparecem mais os pregadores do que a mensagem. Estudiosos que teriam o que dizer porque conhecem a fundo a história e os dogmas da sua fé, em geral ou não aparecem ou não são chamados para diante dos holofotes.

São milhares os fundadores de pequenas igrejas, de comunidades e de pequenos grupos que penetraram na tessitura do cristianismo, mas não pregam o que se entende por fé cristã. Para alguns falta até o mínimo necessário. Pregam o que eles acham que é cristianismo, mas, por não estarem familiarizados com os livros e os autores que marcaram esta fé, cometem erros colossais. Dizem que o hábito e a canção são fundamentais para a fé…; afirmam que há demônios e anjos voando pro sobre aquela assembleia…; dizem que unha encravada, diarréia, cefaléia e mosquitos da dengue são demônios; cantam que querem amar somente a Deus e garantem que se alguém orar determinada oração de poder cinco vezes ou, se passar debaixo do arco da misericórdia conseguirá a graça desejada…

Tais propostas ou conceitos lembram torres de cupins no pasto. Não pertencem ao lugar. Quem os planta ali age como cupim: doutrina errada, sujeito errado no lugar errado. Se continuam lá é porque alguém acha que ainda não é hora de removê-los!…Jesus fala da prudência ao separar o joio do trigo (Mt 13,29). Mas Paulo diz que há uma hora em que é preciso agir. (1 Cor 5, 1-6) Porque o exagero foi longe demais. Com o advento da mídia religiosa as igrejas cristãs têm um dilema pela frente. Todas elas!

Fonte: Palavra de padre

Nenhum comentário:

Postar um comentário