quinta-feira, 22 de março de 2012

COSAMPA VAI INSTALAR 17.000 MIL MEDIDORES DE ÁGOA NA REGIÃO METROPOLITANA DE BELÉM.


A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) deve instalar pelo menos 17 mil novos hidrômetros em Belém, Ananindeua e Marituba, com início dos serviços nos próximos dois meses. Os dispositivos serão instalados nos imóveis que ainda não tem o consumo hidrometrado e, consequentemente, pagam uma taxa fixa à empresa. De acordo com Fernando Martins, diretor de mercado da Cosanpa, o objetivo da empresa é expandir o projeto de instalação dos hidrômetros aos grandes municípios paraenses, como Santarém e Bragança, por exemplo, que, ainda, não contam com o equipamento de medição de água.

Fernando Martins revela que em todo o Estado do Pará, o déficit de economias (imóveis) sem o equipamento gira em torno de 290 mil, portanto, 70% do total atendido pela Companhia. Em Belém, das 272 mil residências abastecidas, apenas 116 mil são hidrômetradas. E no interior, poucas cidades possuem o equipamento. A empresa conta com 28 mil dispositivos em estoque. Destes, 6,5 mil serão instalados na capital, 9,5 mil em Ananindeua e 1,3 mil em Marituba.

Em Belém, os bairros que são atendidos pela UN SUL – Jurunas, Batista Campos, Guamá, Nazaré, Umarizal, Canudos e São Brás – começarão a receber os novos hidrômetros, nos próximos 60 dias. Já em Marituba e Ananindeua, o serviço de instalação começa dentro de um mês. Segundo Fernando Martins, o equipamento tem vida útil de aproximadamente cinco anos. O hidrômetro é mecânico e faz a medição do consumo através da contagem das rotações movidas pela água que chega até às residências.

O atual modelo utilizado pela empresa poderá ser adaptado futuramente, como adianta Fernando Martins: “A vantagem deste modelo, que foi adquirido, é que poderá receber um complemento para enviar as informações do consumo através de ondas de rádio ao profissional que faz a contagem e, já de imediato, imprimir a conta de água”. Cada equipamento custa à empresa, aproximadamente, R$ 40. Somado aos custos da instalação, o valor chega a R$ 280, tendo incluso a caixa protetora, o serviço de perfuração do solo e o pagamento dos funcionários. “No Pará, a Cosanpa tem em torno de 420 mil clientes em 58 municípios. Hoje, nós temos instalados cerca de 125 mil hidrômetros. Estamos precisando de 290 mil. É um volume significativo”, concluiu Fernando Martins.

FONTE: AGÊNCIAS DE NOTICIAS PARÁ

Nenhum comentário:

Postar um comentário