segunda-feira, 26 de março de 2012

COMO DEVO COMPORTA-ME NA SANTA MISSA.


A igreja é a casa de Deus, e por isso devemos ter o maior respeito com ela.

Quando for à Santa Missa no Domingo (ou em outro dia da semana), procure chegar um pouco mais cedo, se quiser garantir um lugar. Se não conseguiu, e se preferir ficar em pé mesmo, permaneça em silêncio.

Não fique circulando na praça ao redor da igreja.
Evite, a todo custo, as conversas paralelas.

Não fique mastigando chiclete ou coisas do gênero, porque a igreja não é lanchonete!

Nos fóruns é proibido entrar de qualquer jeito, sob o risco de não poder ser atendido pelo juiz; da mesma forma, quem for à Santa Missa deve ter o máximo de respeito com o Senhor, vestindo-se de maneira sóbria e decente.

Às mulheres pede-se que deixem de ir com decotes, roupas curtas, transparentes, blusas de alcinhas, etc., que só servem para chamar a atenção. Também é recomendável que abram mão de maquiagens e pinturas exageradas, e muito penduricalho, até porque ninguém é árvore de natal.

Aos homens é falta de respeito ir à Santa Missa de bermuda, boné ou camiseta sem manga, porque igreja não é praia, muito menos a “casa da mãe Joana”.

Igreja não é uma zona para que as pessoas possam ir de qualquer jeito!

A Santa Missa é a renovação do sacrifício de Cristo no Calvário; ainda que o sacerdote permita, o certo seria não bater palmas, em hipótese nenhuma, já que na Missa todos devem ter o máximo de recolhimento e respeito, em um verdadeiro clima de adoração ao Senhor que se encontra no altar, tal como Ele estava na Santa Cruz.

No Calvário, os únicos que batiam palmas, entoavam cânticos de louvor e gritavam de alegria eram os inimigos de Cristo!

Na hora da paz, não faça como já é do costume, as pessoas vão saindo dos seus lugares para cumprimentar quem está lá longe, às vezes a pessoa está na frente e vai dar a paz a alguém de trás, ou vice-versa! Quando chegar a hora da paz, cumprimente quem estiver à sua frente, à esquerda, à direita e atrás. E só!

Um péssimo costume que muitos têm é ficar entrando e saindo da igreja, é um entra e sai do lugar, que incomoda os outros que estão prestando atenção na liturgia.

Nas missas campais, apesar do barulho que vem da rua, concentre-se e evite a dispersão. Tente não conversar, e o principal: NÃO SEJA PORCO E NÃO CUSPA NO CHÃO!
Se, porventura, faltar luz durante a Missa da noite, não faça como os tolos, que chegam a ponto de ficar dando gritinhos ou assobios!

Seja consciente!

Dê o seu testemunho de cristão católico batizado.
É o próprio Senhor Jesus que agradece!

Diácono Luiz Gonzaga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário