quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

OUVINDO JESUS FALAR.

ÀS MARGENS DO LAGO OUVINDO JESUS FALAR
SOBRE O REINO DOS CÉUS


Bíblia aberta, Novo Testamento, Livro de Mateus, Capítulo 13.
Encontro-me na Galiléia, perto da cidade de Cafarnaum, às margens do lago Tiberíades, também chamado de Genesaré ou Mar da Galiléia, no meio de uma multidão que se comprime para ouvir Jesus, sentado na proa de uma barca de pesca, falar sobre o Reino dos céus.
Estou mais ou menos a cinco braças de Jesus e posso ver perfeitamente o brilho de seus olhos castanhos claros iluminando seu rosto. Teve uma hora que ele botou o olhos em cima de mim e, parece-me, viu toda a minha vida e sorriu-me. Tremi. Senti-me estranho. Jesus é um homem extremamente poderoso, belo e cativante, é realmente o Filho de Deus!...
Encontro-me na Galiléia, perto da cidade de Cafarnaum, às margens do lago Tiberíades, também chamado de Genesaré ou Mar da Galiléia, no meio de uma multidão que se comprime para ouvir Jesus, sentado na proa de uma barca de pesca, falar sobre o Reino dos céus.
Estou mais ou menos a cinco braças de Jesus e posso ver perfeitamente o brilho de seus olhos castanhos claros iluminando seu rosto. Teve uma hora que ele botou o olhos em cima de mim e, parece-me, viu toda a minha vida e sorriu-me. Tremi. Senti-me estranho. Jesus é um homem extremamente poderoso, belo e cativante, é realmente o Filho de Deus!...
Muitas barcas navegam no lago, umas pescando, outras já aportando, mais outras ainda saindo para pescar. Jesus está numa das que tinham chegado e ainda estava com os peixes pescados e as redes amontoadas pelo convés. Era da família de Pedro.
O vento que vem do lago é suave, por isso, as águas estão calmas, porém, o ruído de suas ondas quebrando na areia cadenciam o cantar das gaivotas que sobrevoam o local. Vez em quando alguns desses pássaros mais afoitas voam em direção a Jesus como a querer beijar sua cabeça santa. É fim de dia, céu azul acinzentado luminoso com nuvens escuras para a banda da região da antiga Babilônia.
A praia está tomada de gente, homens e mulheres todas as idades, com os olhares fixos na barca onde está Jesus e atentos às suas palavras... Os discípulos e as mulheres que o acompanham estão espalhados entre a multidão, inclusive a Virgem, sua Mãe, que não lhe tira os olhos. Só Jesus está dentro da barca...
Quando cheguei, Jesus estava começando a parábola da comparação do Reino dos céus com um tesouro escondido num campo... Já tinha falado da do Semeador(1-23), do Joio(24-30) , Grão de mostarda(31-32), Fermento(33)...
Voz firme e cheia de compaixão, transmitindo esperança, Jesus continua sua pregação:
“O Reino dos céus é também semelhante a um tesouro escondido num campo. Um homem o encontra, mas o esconde de novo. E, cheio de alegria, vai, vende tudo o que tem para comprar aquele campo.
“O Reino dos céus é ainda semelhante a um negociante que procura pérolas preciosas. Encontrando uma de grande valor, vai, vende tudo o que possui e a compra.
“O Reino dos céus é semelhante ainda a uma rede que, jogada ao mar, recolhe peixes de toda espécie. Quando está repleta, os pescadores puxam-na para a praia, sentam-se e separam nos cestos o que é bom e jogam fora o que não presta. Assim será no fim do mundo: os anjos virão separar os maus do meios dos justos e os arrojarão na fornalha, onde haverá choro e ranger de dentes. Compreendestes tudo isto?”
- “Sim, Senhor”, responderam eles.
- “Por isso, todo escriba instruído nas coisas do Reino dos céus é comparado a um pai de família que tira de seu tesouro coisas velhas e novas.”
A vida humana é um dom de Deus que deve se desenvolver individual e comunitariamente até a sua concretização plena, prenunciando a vida celestial na terra, que é a Felicidade, a vida no aconchego de Deus.
Deus criou o homem para ser feliz eternamente. O contrário disto é fruto da mentalidade secularizada formada pelo joio plantado pelo maligno. Por isso, esta Felicidade é difícil aos egoístas, pois ela exige o desprendimento dos bens materiais e o culto ao Espírito.
Isto quer dizer que devemos estar conscientes da importância desse dom que Deus nos deu e, tendo o Amor como seu principal promotor dentro de nós, vivermos sempre com o propósito de realizá-lo idealmente em comunhão com os irmãos.
Jesus Cristo diz que o homem, para conseguir o seu Ideal de vida, deve desfazer-se de tudo o que lhe prende no mundo, pois este ideal é a Felicidade que procura e para a qual foi criado, o Reino dos céus.

Diácono Eliezer de Oliveira Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário