quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

CONVERSÃO.


Segundo o dicionário Aurélio, converter significa: Conduzir à religião que se julga ser a verdadeira; Fazer mudar de partido, de parecer, de modo de vida; transformar-se, mudar-se; mudar de religião, opinião,etc.
Um dos momentos mais lindos e únicos na vida cristã, sem dúvida, é o da conversão. É impressionante como um Deus tão Santo e Majestoso consegue se preocupar com homens pecadores a caminho do inferno. Quando paramos para imaginar o "ato da conversão", ficamos admirados desse Deus ser tão grande, de não somente se preocupar, mas cuidar, amar, perdoar e principalmente converter o coração de homens e mulheres a caminho da perdição. Hoje, ao olharmos para as nossas igrejas, vemos diversas pessoas se converterem a Cristo depois de uma vida de derrota e fracasso, e sem dúvida, muitas delas aos olhos da sociedade nunca seriam transformadas, ou quem sabe nunca seriam salvas. Entretanto a Bíblia diz que onde abundou o pecado, superabundou a graça de Deus (Rm 5.20). E alguns exemplos bem claros desse tão grande amor de Deus para com a humanidade, é o fato da Bíblia relatar a história de dois "grandes" homens que se converteram a Deus, depois de viverem uma vida de pura ilusão. A primeira história se encontra no Velho Testamento, que foi a conversão do grande rei da Babilônia Nabucodonosor, e a segunda se encontra no Novo Testamento, que é a do apóstolo Paulo. Vejamos:
1º A história da conversão de Nabucodonosor
Ele reinava sobre o maior império de seu tempo, cerca de 609 a.C. Babilônia era extraordinária em grandeza; seus jardins suspensos são considerados uma das sete maravilhas do mundo antigo. O rei se perturbou porque outros impérios sucederiam o seu reino, e por isso, o seu orgulho o levou a uma difícil lição pessoal. Era um grande construtor. A cidade estava cheia de prédios, palácios e templos por ele erguidos.
Porém a bíblia nos traz luz sobre o seu caráter e personalidade sombrios:
 Era um rei extremamente perverso e tirano. Um homem que sitiou Jerusalém (cidade amada), levou o povo de Israel para o cativeiro na Babilônia e ali os obrigava a trabalhos forçados.
 Um homem furioso, que mandou matar todos os sábios da Babilônia por não terem interpretado o seu sonho (Dn. 2.12).
 Um rei extremamente idólatra, que obrigou a todos os povos da região (governadores, juízes, tesoureiros, magistrados etc.) a se curvarem e adorarem a uma estátua de ouro com cerca de 30m de altura, sob pena de morte á todos que não a adorassem, seriam jogados numa fornalha de fogo ardente (Dn 3. 1-11).
 Um rei com uma personalidade cruel, que mandou jogar três homens inocentes em uma fornalha (Sadraque, Mesaque e Abede-nego), por não terem adorado a imagem de ouro (Dn. 3:20-21).
 É terrível, um rei que ficou louco! (Dn 4.32,33). Deus o fez descer ao fundo do poço. Deus tirou o seu entendimento. Deu-lhe um coração de animal. Seu cabelo cresceu como penas de águia. Suas unhas cresceram como as aves.
Vivia como animal no campo, comendo capim, pastando no meio dos bois. Sua doença era chamada de Insânia Zoantrópica - Licantropia ou Boantropia = considerar-se um animal, agir como animal. Deus colocou o "homem mais poderoso do mundo" no meio dos bois. Deus golpeou seu orgulho para levá-lo à conversão. Ele passou a comer capim, a rolar no chão com os cascos crescidos. O todo poderoso Nabucodonosor virou bicho. Foi pastar,mesmo sendo ele, o homem mais rico e mais poderoso da terra.
E o que aconteceu com ele? Converteu-se ao Deus de Israel, reconhecendo que verdadeiramente só o Senhor é Deus! Rei dos Reis e Senhor do Senhores! (Dn 4.34-37). Foi humilhado e depois transformado pelo poder de Deus!
Imaginem o rei Nabucodonosor se convertendo naquela época, deve ter sido um grande impacto na sociedade antiga! Imaginem as noticias, os comentários, jornais daquela época dizendo: extra-extra, vocês não vão acreditar! Sabem quem se converteu? O grande rei Nabucodonosor, depois de ter ficado louco, se voltou para Deus! Muitos, talvez, ficaram admirados e impressionados de como isso aconteceu, depois de tudo o que ele fez, e de tanta crueldade e tirania!
2º A história da conversão do apóstolo Paulo
Era chamado de Saulo antes de sua conversão, judeu, natural de Tarso, cidade não insignificante da Cilícia (At 21.39). Foi ensinado na doutrina dos fariseus. Era extremamente religioso e estudioso das escrituras sagradas, pois freqüentou a Escola de Gamaliel (uma das mais importantes da época) - (At 22.3). Um homem culto e que tinha dupla cidadania (judaica e romana). Porém assim como Nabucodonosor, também possuía uma personalidade forte e prepotente:
 Foi um implacável perseguidor da igreja de Cristo (1Co 15:9; Fp 3.6; Gl 1.13).
 Era um blasfemo. Homem sem dó e sem piedade, pois foi cúmplice na morte do primeiro mártir da Igreja (Estevão), que foi morto por apedrejamento, sendo Saulo aquele que segurou as vestimentas dos apedrejadores.
 Promovia campanhas contras os cristãos e a igreja em todas as partes de Jerusalém.
 Foi um contestador incessante da doutrina ensinada por Cristo, assolando a igreja, entrando nas casas e arrastando homens e mulheres, encerrando-as no cárcere (At 8.3).
 Parecia ter grande respeito e admiração do sumo-sacerdote, pois conseguiu autorização através de cartas para perseguir e prender os que divulgavam o cristianismo. (At 9.2)
Enfim, um homem com intenso ódio no coração, movido pela raiva, amargura, incredulidade e religiosidade. Tentou de várias maneiras frear a igreja de Cristo, porém Jesus disse que as portas do inferno não prevaleceriam contra a Igreja do Senhor! Aleluia! (Mt 16.18b)
E o que aconteceu com ele? Converteu-se a Jesus, sendo assim, o perseguidor passou a ser o perseguido por causa do evangelho de Cristo. Reconhecendo que verdadeiramente só o Senhor é Deus! Reis dos Reis e Senhor do Senhores! Foi humilhado e depois transformado pelo mesmo poder que transformou a Nabucodonosor, o poder de Deus! (At 9. 1-19). Foi um dos maiores apóstolos. Escreveu mais da metade dos livros do Novo testamento, realizou diversas viagens missionárias, foi preso, apedrejado, passou fome, sede, nudez, injúria, perseguição, compareceu a tribunais, foi náufrago, e etc. E tudo isso agora, por amor do cristianismo que tanto se opôs. Glórias a Deus!
Quem acreditaria naqueles dias, que esses dois homens poderiam ser salvos depois de tudo o que fizeram?
Como seria as noticias de hoje anunciando duas conversões de homens comparados a Nabucodonosor e Paulo? Como seria a repercussão mundial? Será que acreditaríamos? Daríamos crédito a sua pregação? Dentre outros, aceitaríamos Osama Bin Laden como convertido?
Lições práticas:
1) Nunca devemos desistir da conversão de qualquer pessoa
Aquele que arruinou Jerusalém, que destruiu o templo, que carregou os vasos sagrados, que esmagou a cidade, que levou cativo o povo. Aquele que adorava falsos deuses e era cheio de orgulho, aquele que mandava matar seus próprios feiticeiros e também jogava na fogueira os filhos de Deus, aquele que exigia adoração à sua própria pessoa e forçava as pessoas a adorarem falsos deuses. Aquele que era o homem mais poderoso da terra, sim, esse homem se converteu. E se esse homem se converteu, podemos crer que não há conversões impossíveis para o nosso Deus todo poderoso! Devemos crer na conversão do ateu, do agnóstico, do cínico, do apático, do blasfemo, do feiticeiro, do idólatra, do viciado, da prostituta, do drogado, do assassino, do presidiário, do político, do espírita, do patrão, do seu cônjuge, do seu filho, dos seus pais.
Creia! Evangelize! O Deus que salva está no trono de Glória e Majestade! Aleluia!
2) O quebrantamento leva o pecador à conversão
Quebrantar= quebrar, amachucar, enfraquecer, tornar-se fraco.
A razão porque algumas pessoas não se converteram ainda, é porque ainda não foram suficientemente quebrantadas pelo Senhor. O grande perseguidor da igreja Saulo de Tarso só foi convertido quando Jesus o jogou no chão e o tornou cego, com isso, ele humilde se volta para o céu completamente quebrantado. Jesus não veio chamar justos, mas sim pecadores ao arrependimento. Ele não veio curar os que se julgam sãos, mas os que reconhecem que são doentes e pecadores. E esse foi o seu objetivo principal, convencê-los de seus pecados para que eles experimentassem a conversão!
Um recado aos pecadores inconversos: Não devemos ter um conceito elevado de nós mesmos. Não devemos ser orgulhosos e prepotentes, a ponto de não nos prostrarmos diante de Deus quando ele nos chamar. Não devemos achar que somos muito importantes ou bom demais para não nos humilharmos sob a poderosa mão de Deus.
"Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido". (Sl 34.18).
Quebrantamento é uma questão de reconhecimento de nossa fraqueza e de humildade!
Acredite! Deus pode converter o coração de qualquer pessoa, por pior que ela pareça ser.

Fonte: pedroflavio@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário