segunda-feira, 28 de novembro de 2011

TODOS CONTRA A DIVISÃO DO PARÁ.


Segunda-feira, 28/11/2011, 02h49

Quatro carreatas pela unidade do Pará.

Unir diversos grupos, mobilizar toda a sociedade e manifestar a posição contrária à divisão do Estado. Esse foi o objetivo da manifestação realizada na manhã de domingo (27), em Belém, por organizadores das duas frentes contra a criação dos Estados do Tapajós e Carajás. No total, quatro carreatas, que saíram de distintos pontos da Região Metropolitana, levaram milhares de pessoas às ruas e deram mais ânimo ao plebiscito, marcado para 11 de dezembro.

Ganhando força e adeptos no decorrer do trajeto, as carreatas se encontraram por volta das 13h na Praça do Operário, em São Brás. Lá, tomado por bandeiras e faixas, o espaço ganhou as cores da bandeira paraense, vermelha e branca, para mostrar o desejo de manter o Estado unificado.

“Você pode estar insatisfeito com todos os políticos, governador, prefeito, vereador, mas em quatro anos você pode mudar a situação, com o seu voto. Mas se o Pará for divido não há como voltar atrás. Não haverá outro plebiscito”, explicou o deputado estadual Celso Sabino, presidente da Frente Contra Tapajós.

ARGUMENTOS

Ele e outros representantes políticos, entre eles o presidente da frente Contra Carajás, deputado estadual Zenaldo Coutinho, usaram diversos argumentos para provar que a criação de dois novos estados só trará prejuízos à população. “Eles querem saquear o Pará. Perderemos 85% de nossas riquezas naturais, 80% das florestas, ficando com apenas 17% do território atual”, frisou Sabino.

Procurados por vários eleitores, eles tiraram dúvidas acerca do processo de votação e ratificaram a obrigatoriedade do exercício da cidadania. As carreatas também incitaram o ideal de identidade e orgulho em fazer parte da federação. “Será o melhor para o nosso Estado. As pesquisas já demonstram, no dia 11 todos serão 55”, reforçou Zenaldo.

De forma semelhante pensa o administrador Lucia Ribeiro. Também investiram no slogan “É como foi dito na carreata, precisamos de políticos melhores e não mais políticos”, afirmou.

Desde sábado, os organizadores fizeram distribuição de CDs com as músicas e slogans da campanha e, durante o evento, também distribuíram milhares de adesivos com o número 55. A professora Heliana Malcher foi uma das que pegou o material. “Lá em casa todas as janelas já têm um (adesivo), mas quero botar também no carro e levar pra casa do meu filho”, contou. Segundo a organização, aproximadamente 700 pessoas participaram do evento.

TRÂNSITO

As quatro carreatas deixaram parte do trânsito da capital lento, principalmente porque percorreram vias de intenso fluxo como a Almirante Barroso. Poucos carros e agentes da Companhia de Transportes do Município de Belém (CTBel) estavam no local. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário