sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Vínculos familiares ajudam tratamento psiquiátrico.


Vínculos familiares ajudam tratamento psiquiátrico.
Quinta-Feira, 06/10/2011, 17:31:42

Única referência no Pará para tratamento de doenças psiquiátricas, a Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Vianna terá programação alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental nesta sexta-feira (7), a partir das 8h. Exposição de trabalhos de pacientes da Psiquiatria, palestras, roda de conversa e apresentação do coral da instituição integram a programação, que acontecerá, simultaneamente, no hall do ambulatório do hospital e no auditório “Dr. Ronaldo de Araújo”, durante todo o dia.

Este ano, o tema escolhido para marcar a data foi “Fortalecendo os vínculos familiares”, com o objetivo de convidar a sociedade a refletir sobre a necessidade da união familiar como uma das principais terapias para o tratamento do paciente com problemas mentais. Também serão abordadas formas de enfrentar os estigmas associados aos transtornos mentais.

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), de 25% a 30% da população mundial sofrerão ao longo da vida algum tipo de perturbação mental ou comportamental. A cada quatro famílias, uma terá alguém com esse tipo de problema. Depressão, alcoolismo, transtornos ansiosos e estresse estão entre as principais causas de doenças mentais.

Um estudo realizado em 2007 pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Ministério da Saúde, mostrou que metade dos afastamentos do trabalho ocorre por transtornos mentais. Diante desse quadro, a prevenção é um fator determinante.

Em 2003, o governo federal criou o Programa de Saúde Mental, que já atingiu mais de 3,7 mil brasileiros em 614 municípios. O programa consiste em um auxílio financeiro mensal de R$ 320,00 para os pacientes que receberam alta hospitalar após um histórico de internação psiquiátrica. Em 2010, o Ministério da Saúde investiu R$ 13,8 milhões no programa.

A reforma psiquiátrica, iniciada há cerca de 20 anos, impulsionou a construção de um modelo humanizado de atenção integral na rede pública de saúde, que mudou o foco da hospitalização como centro ou única possibilidade de tratamento aos pacientes.

PROGRAMAÇÃO

Roda de conversa: “Aposentadoria por invalidez e recebimento de prestação continuada (INSS)” – às 09h

Palestra: “Saúde Mental e os Cuidadores”, com a psicóloga Tais Araújo – das 14 às 16h

Palestra: “Usuário em crise”, com a assistente social Ester Maria de Souza – das 16 às 17h

(Agência Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário