sexta-feira, 7 de outubro de 2011

UFPA é destaque nacional.


UFPA se destaca na iniciação científica nacional.
Quarta-Feira, 05/10/2011, 19:21:34

A Universidade Federal do Pará (UFPA) recebeu o primeiro lugar no 9º Prêmio Destaques do Ano na Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia. O reconhecimento aponta que a pesquisa do estudante Marcus Vinícius Costa Silva, sob orientação do professor Rômulo Simões Angélica, foi a melhor desenvolvida por um aluno de graduação desta área no País. O Prêmio será entregue no próximo dia 18 de outubro, em Brasília, durante a abertura da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação.

O Prêmio, criado em 2003, busca premiar os trabalhos de destaque entre os bolsistas de Iniciação Científica do CNPq, sob os aspectos de relevância e qualidade do seu relatório final de pesquisa, e as instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), que contribuíram de forma relevante para o alcance dos objetivos do Programa. A premiação é promovida pelo CNPq, pela Academia Brasileira de Ciências (ABC) e pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

Comissão do Prêmio recebeu 162 relatórios de 89 instituições - A escolha dos premiados foi feita por três comissões julgadoras, uma para cada grande área do conhecimento, que se reuniram na última terça-feira, 28 de setembro, em Brasília. Na 9º edição do Prêmio, participaram 89 instituições, sendo 73 universidades e 16 institutos de pesquisa. As instituições encaminharam ao CNPq 162 relatórios de bolsistas de Iniciação Científica, dos quais, 133 foram validados, sendo 53 da área de Ciências da Vida; 43 das Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes; e 37 da área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharia.

Para o orientador da pesquisa, professor Rômulo Angélica, a premiação é simbólica, mas importante e mostra que os professores da UFPA devem se candidatar ao Prêmio. “Como é preciso se inscrever para participar do Prêmio, não concorremos com todos os trabalhos produzidos, apenas com os que se candidatam. Inicialmente, recebemos o primeiro lugar durante a Semana de Iniciação Científica da UFPA, quando, então, passamos a representar a UFPA nacionalmente. O relatório técnico-científico do Marcus Silva recebeu o primeiro lugar na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o que demonstra a importância dos professores da Universidade em inscreverem trabalhos que julguem adequados e de boa qualidade para concorrer ao Prêmio”, orienta.

O aluno Marcus Silva receberá, como parte da premiação, o valor de R$ 5,1 mil, uma bolsa de Mestrado e passagem aérea, com hospedagem, para participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2012.

Iniciação científica da UFPA – O Programa de Iniciação Científica da UFPA (PIBIC) já tem 21 anos de história. O PIBIC da UFPA tem como objetivos a criação e o fortalecimento de grupos de pesquisa, a produção de conhecimento, a formação de recursos humanos para pesquisa e a qualificação do ensino de graduação, essenciais para o aprimoramento da formação acadêmica na Instituição.

“É indiscutível o avanço qualitativo que o PIBIC da UFPA tem experimentado, ao longo desses 21 anos. Como resultado do crescimento e amadurecimento da iniciação científica, os bolsistas da UFPA alcançam resultados cada vez mais expressivos. Neste momento, a Propesp sente-se honrada com resultado do 9º Prêmio Destaques do Ano na Iniciação CNPq”, informa o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA, Emmanuel Tourinho, em texto à comunidade acadêmica.

Este é o segundo ano consecutivo em que o PIBIC da UFPA é agraciado com um prêmio nacional conferido pelo CNPq. Em 2010, a Universidade alcançou o 3º lugar no 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica, com o trabalho de iniciação científica da estudante do curso de Biomedicina, Raquel Raick Pereira da Silva, sob a orientação da professora Edilene Oliveira da Silva, do Instituto de Ciências Biológicas da UFPA.

“A Propesp, por meio de sua Diretoria de Pesquisa, parabeniza todos os pesquisadores, bolsistas e técnicos que, nesses últimos anos, têm contribuído para o amadurecimento do PIBIC institucional, em especial aos bolsistas e orientadores premiados que representam, de modo brilhante, o desenvolvimento da pesquisa na UFPA”, reforça Antônio Carlos Vallinoto, diretor de Pesquisa da Propesp/UFPA.

Pesquisa aponta potencial tecnológico de material utilizado na perfuração de poços de petróleo - O relatório de pesquisa, intitulado Caracterização Reológica da Argila Bentonítica Derivada do Intemperismo de Basaltos – Formação Mosquito, Bacia do Parnaíba, Sul do Maranhão, foi escrito pelo estudante de Engenharia Química da UFPA Marcus Vinícius Costa Silva, sob orientação do professor Rômulo Simões Angélica, do Instituto de Geociências da Universidade, e faz parte do Projeto de pesquisa “Dos Minerais aos Novos Materiais” (Minomat), do Grupo de Mineralogia e Geoquímica Aplicada, do Instituto de Geociências da UFPA.

A pesquisa mostra os resultados da caracterização química e mineralógica de um tipo de argila chamada “Bentonitas”, extraídas de um novo veio localizado no Maranhão. Estas “argilas” ou “lamas” são utilizadas, largamente, na indústria com aplicabilidade interessante, principalmente, na área de perfuração de poços de petróleo, na qual é utilizada como aditivo de fluidos.

O Brasil está entre os dez principais produtores mundiais de Bentonitas, mas explora depósitos relativamente pequenos. “Sendo que os mais importantes deles estão localizados no município de Boa Vista, no Estado da Paraíba, os quais representam cerca de 90% da produção nacional”, informa o estudante Marcus Silva, no texto premiado. Clique aqui para ver o trabalho completo. (Ascom UFPA).

Fonte:DOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário