sexta-feira, 28 de outubro de 2011

NAZARÉ REPÓRTER.

Nazaré Repórter


Dia Nacional da Juventude

Na Arquidiocese de Belém, o DNJ será comemorado com uma grande caminhada no bairro da Terra Firme. Integrantes da Pastoral da Juventude de todas as 71 paróquias foram convocados para fazer parte do evento, que este ano tem como tema "Juventude e Protagonismo Feminino". São esperados para a caminhada cerca de 5 mil jovens, com concentração a partir das 15 horas, em frente à Comunidade Sagrado Coração de Jesus, localizada próximo à ponte do Tucunduba, com saída às 16h em direção à igreja Matriz de São Domingos de Gusmão. Durante o percurso serão feitas paradas para reflexão sobre o tema e homenagens.

De âmbito nacional, é a vigésima sexta vez que o evento é realizado em Belém, e conta com a participação de diversos segmentos eclesiais que trabalham com a juventude. A caminhada será encerrada com uma missa na Paróquia São Domingos, presidida por Dom Teodoro Mendes, bispo auxiliar da Arquidiocese de Belém, e após, haverá uma noite cultural na Praça Olavo Bilac, em frente à Igreja. Muitas paróquias e regiões episcopais estão organizando caravanas para participarem do evento.

Círio na Feira das Américas

Em participação na Feira das Américas, evento que compôs o 39º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens (ABAV), a Companhia Paraense de Turismo (Paratur) montou um stand tendo como temática principal o Círio de Nazaré. Mais de 20 mil profissionais da área do turismo passaram pelo pavilhão de exposições do Riocentro, no Rio de Janeiro (RJ), local onde aconteceram o congresso e a feira, entre os dias 19 e 21. O espaço ocupado pela comitiva do Pará - chefiada pelo presidente da Companhia, Adenauer Góes, e pela presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens - Seção Pará, Rose Larrat - foi prestigiado por empresários, agentes de viagens, imprensa especializada, representantes de governos e da sociedade civil, entre outros. O grande destaque foi um altar que abrigou a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré e que atraiu centenas de pessoas, que aproveitaram para fazer suas promessas e fotografar, além de dar depoimentos sobre o Círio de Nazaré.

São Galvão

O primeiro santo brasileiro, canonizado pela Santa Sé no ano de 2007, recebeu muitas homenagens pela passagem do dia dedicado a ele. Em Belém, na paróquia Santo Antônio de Lisboa, uma procissão reuniu centenas de fiéis na última terça-feira (25), Dia de São Galvão. A festividade vai até o dia 03, reunindo devotos em missas e novenas em homenagem ao santo. A igreja matriz, localizada na Praça Batista Campos, possui uma das únicas imagens do santo e todas as quintas-feiras realiza missa e novena em honra ao santo, às 6h30 e às 17h, quando são distribuídas as famosas "Pílulas de Frei Galvão", utilizadas como instrumentos de fé pelos fiéis.

Fragmentos de vida

Em uma promoção da Rádio Nazaré FM, comemorando os 61 anos de Vida Sacerdotal de Dom Vicente Zico, onde os ouvintes foram convidados a homenagear o Arcebispo Emérito com uma mensagem e concorrer a um sorteio, a senhora Ivaneide foi contemplada com o livro autografado que conta a história do pastor e aproveitou o momento para um registro histórico ao lado de Dom Vicente Zico e a Coordenadora da Rádio, Elyvane Barbosa.

Voz digital

Entre as novidades do novo Portal da Fundação Nazaré de Comunicação está a disponibilização do Voz de Nazaré em formato digital. Ao acessar o portal, os internautas podem ler o jornal da forma como já era feita antes, em artigos separados, e agora também da maneira como ele é impresso. Outra novidade são as grandes homilias de bispos e sacerdotes em ocasiões especiais, como por exemplo a de Dom Orani João Tempesta durante a missa que deu início à Romaria de Castanhal-Pa.

Natal sem Fome dos Sonhos

A Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida - Comitê Pará, lançou no último domingo (23), a 19ª edição da Campanha que acontece em diversos estados que arrecadará brinquedos e livros infanto-juvenis para distribuição em comunidades pobres, ao final do ano. No Pará, o lançamento aconteceu no Anfiteatro da Praça da Republica. Resgatando o formato tradicional do evento, foi montada uma mesa, desta vez ornamentada com brinquedos e livros infanto-juvenis, simbolizando o direito de toda criança a brincar e sonhar. Durante a campanha, que vai até dezembro, a população poderá levar sua doação aos postos de coleta instalados em pontos estratégicos no estado e região metropolitana de Belém.

Dia do Nascituro em Belém

Conforme noticiado em edições anteriores do Voz, no início do mês de outubro, a Pastoral Familiar Nacional realizou a comemoração da "Semana Nacional da Vida", que culminou com o "Dia do Nascituro", celebrado no dia 8 de outubro. Como a data coincidiu justamente com os preparativos para o Círio de Nazaré, na Arquidiocese de Belém, a data passou quase despercebida. Por isso, na próxima terça-feira (1º de setembro) Dom Alberto Taveira presidirá uma missa, na Basílica Santuário de Nazaré, às 18 horas, para marcar a data. A celebração será transmitida ao vivo pela TV Nazaré e todos são convidados a participar.

São Judas Tadeu tem festividade no bairro da Condor

O Santo das causas urgentes está sendo homenageado desde o início deste mês na paróquia. A festividade este ano tem como tema "São Judas Tadeu ensina-nos a sermos missionários e a preservar a vida do planeta". O ponto alto da festa será nesta sexta-feira (28), dia dedicado ao padroeiro, com missas solenes durante todo o dia, a primeira delas às 6h30, presidida por Dom Alberto Taveira, transmitida pela TV Nazaré. A programação litúrgica e cultural continua com missas, terços, pregações e arraial festivo, culminando com uma procissão luminosa no dia 6, às 18h30, e na chegada, uma queima de fogos de artifícios encerrará a festividade.

Fonte: Fundação Nazaré de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário