sexta-feira, 7 de outubro de 2011

"EMÍLIO GOELDI: 145 ANOS DE DESCOBERTAS E MUDANÇAS".


Emílio Goeldi: 145 anos de descobertas e mudanças.

Sexta-Feira, 07/10/2011, 08:54:49, Fonte:DOL.


Os olhos atentos das crianças tentam registrar todos os detalhes das plantas e animais que muitos estão vendo pela primeira vez. O local que abriga todas essas descobertas para os pequenos é o Museu Paraense Emílio Goeldi, que completou, ontem, 145 anos de existência.

“Viemos fazer um passeio aqui por causa do aniversário do museu e em comemoração ao dia das crianças. Algumas delas estão vindo pela primeira vez e elas gostam muito, principalmente dos animais. Aqui eles assimilam melhor os conhecimentos”, afirma a professora Rose Andrade, que foi acompanhar um grupo de 45 alunos durante uma visita.

Pelos caminhos do parque zoobotânico, araras, gaviões, onças e macacos fazem parte do “time” de animais que despertam a curiosidade das crianças e atraem a atenção dos adultos. “Eu nunca tinha vindo aqui e estou adorando. O que eu mais gostei foi de ver as tartarugas”, conta Gleydson Gomes, 8 anos de idade. “Aqui a gente volta a ser criança, relembra quando vinha há alguns anos e tudo parecia novidade. É sempre bom poder dar um passeio por aqui”, diz a contadora Márcia Lins.

Mas não é só o parque zoobotânico que compõe o museu, que conta ainda com um campus de pesquisa e uma estação científica. Como parte da programação de aniversário, o Núcleo de Visitas Orientadas do Parque (NUVOP) realiza o “Museu de Portas Abertas”, que oferece palestras, vídeos, entre outros serviços para aproximar o público do conhecimento científico realizado pela instituição ao longo deste mês.

REVITALIZAÇÃO

Para Nilson Gabas Júnior, diretor do museu, a instituição precisa de mais servidores para conseguir aumentar sua produção. “Temos um potencial muito grande para desenvolver, mas não temos recursos humanos. Esse seria o melhor presente para esse aniversário”.

Nos próximos meses, alguns espaços do museu devem passar por um processo de revitalização, como o local que abriga as onças e o aquário (que é o mais antigo do Brasil). “Daqui a uns seis meses, é possível que seja preciso fechar o parque para as reformas”, garante. “Esperamos contar com a compreensão da população e conseguir transformar esse parque para ele voltar a ser um orgulho do povo paraense”. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário