quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Museu Emílio Goeldi = Belém/Pa.


Museu Emílio Goeldi

Visitar o Parque Zoobotânico do Museu Emílio Goeldi, além de um encontro marcado com os encantos da fauna e da flora amazônicas, significa uma alternativa de paz e tranqüilidade no centro da cidade. Não há nada similar no Brasil. O Goeldi preserva uma boa mostra da floresta tropical úmida da amazônia.

Lá, o turista se defronta com cutias, pacas,tatus e preguiças e vê de perto atrações como sucurijus gigantescas, poraquês, peixe-boi, gavião-real, antas, araras, onças pintadas e quelônios amazônicos. Além de visitar exposições de arte marajoara e artesanato tapajônico.

O Parque Zoobotânico possui uma coleção com aproximadamente 3 mil espécimes vegetais com representantes da flora amazônica ameaçada de extinção, como mogno, castanha-do-pará, pau-rosa, acapu, cedro-vermelho, samaúma e açaí; e espécies de rara beleza, como a vitória-régia e outras destacáveis pela curiosidade, como a planta que anda, denominada caiauê e a jarina, também chamada de marfim vegetal.

Outro ponto do Parque Zoobotânico que o visitante deve conhecer é o aquário, um dos mais antigos do Brasil, tendo sido inaugurado em 1910. Nele são exibidas várias espécies de peixes ornamentais e de importância econômica, bem como algumas de répteis e anfíbios amazônicos, que possibilita aos visitantes o conhecimento da diversidade biológica dos ambientes aquáticos da região.

O Museu, em uma área urbana de 3.500m2, é um dos principais parques antropológicos e zoológicos do mundo, originado do interesse de um grupo de intelectuais e cientistas para o fomento de pesquisa na região. Desde sua fundação, em 1866, suas atividades concentram-se no estudo científico dos sistemas naturais e socioculturais da Amazônia, bem como na divulgação de conhecimentos e acervos relacionados à região.

_______________________________
Endereço: Avenida Magalhães Barata, 376
entre Nove de janeiro e Alcindo Cacela.
Fone: 91- 3219-3312
Site: www.museu-goeldi.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário