quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Marcha diz não à divisão do Pará.


Marcha diz não à divisão do Pará

As cores vermelha e branca da bandeira do Pará eram predominantes na marcha que ocorreu na manhã de ontem contra a divisão do Estado do Pará. Estudantes, políticos, profissionais liberais e empresários pintaram os rostos, levantaram faixas e vestiram literalmente a camisa do Pará durante a caminhada.

A concentração iniciou às 9h, no começo da avenida Presidente Vargas e seguiu até a Praça da República. Ao longo da caminhada que teve como tema “Eles não querem nosso bem, mas os nossos bens”, os manifestantes cantavam animados músicas como “Belém, Pará, Brasil” do Mosaico de Ravena.

O movimento, que reuniu centenas de pessoas, foi uma iniciativa do estudante do 3º ano da rede pública, Lucas Nogueira com a parceria do professor de história e vereador Augusto Pantoja. O estudante conta que utilizou as mídias sociais como ferramenta de divulgação para mobilizar e esclarecer sobre a divisão. “Eu já era blogueiro, mas decidi criar um blog, um facebook e um twitter somente para esclarecer as pessoas sobre essa questão complexa que é a divisão do Estado. Percebi que as pessoas estão alheias e precisam se informar mais sobre essa questão. Na verdade, não é dividindo que vai melhorar e sim modificar a gestão econômica”.

A caminhada reuniu pessoas de todas as idades, como é o caso da estudante Margarete Oliveira, de 15 anos. “Vim participar da luta contra a divisão. Sabemos que será melhor para todos se não for dividido”, comenta.

A contadora Maria Caldas foi com a filha e as amigas. “Não acho justo essa divisão principalmente porque as principais pessoas que querem isso nem são do Pará e acredito que não será assim que vai trazer benefícios para qualquer município. Nós temos que nós unir mesmo, nos mobilizar”.

Lucas conta que a marcha é suprapartidária e não está ligada a qualquer partido político ou frente partidária. Ele informou que até o dia 11 de dezembro, data do plebiscito, haverá outras manifestações contra. “Tivemos um apoio de várias pessoas e um apoio inclusive da imprensa. Fico satisfeito de ver que as pessoas que estão aqui participando hoje (ontem) desse movimento estão se conscientizando sobre o assunto. Vamos realizar mais ações assim e reunir cada vez mais pessoas”.

Fonte: diário do pará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário