segunda-feira, 26 de setembro de 2011

"A igreja não é um clube ou grupo cultural".


Funchal: Bispo diz que católicos devem ter noção «clara» da Igreja.

D. António Carrilho fala numa missão específica que não se confunde com partidos políticos ou assistência social

Funchal, Madeira, 26 set 2011 (Ecclesia) – O bispo do Funchal pediu este sábado aos católicos do arquipélago que tenham uma noção “clara, esclarecida” da missão da Igreja, que não se reduz a “uma simples instituição humana”.

“A Igreja não é uma simples instituição humana, um clube ou grupo cultural, um partido ou uma mera instituição de assistência social”, disse D. António Carrilho, citado pelo ‘Jornal da Madeira’, na abertura da assembleia das direções dos movimentos e obras laicais, e dos responsáveis dos secretariados e departamentos da diocese.

Para este responsável, à Igreja cabe uma “missão especial” que passa por “anunciar o Evangelho, em ordem à fé e à vida nova em Cristo”.

No encontro anual, o bispo do Funchal quis valorizar a “comunhão eclesial e a unidade pastoral”.

“Apreciamos o dinamismo e a ação uns dos outros, solidários no amor e sem qualquer tipo de emulação. Para isso aqui estamos, refletindo e partilhando a nossa vida de fé e missão, fortalecendo os laços da nossa comunhão diocesana, em torno do Bispo-Pastor”, sublinhou.

Aos participantes, D. António Carrilho referiu ainda ser necessário “refletir e projetar no exterior o que a Igreja é por dentro”, com base no testemunho de cada um, porque “é diferente a Igreja vista de fora e vista de dentro, como um vitral”.

O programa comemorativo dos 500 anos da criação da diocese, entre 2011 e 2014, esteve também em destaque com a apresentação das suas linhas gerais, a cargo do padre Héctor Figueira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário