quinta-feira, 22 de setembro de 2011

FORTE DO PRESÉPIO = BELÉM/PA.


Forte do Presépio

Marco histórico da fundação de Belém, o Forte do Presépio foi erguido em uma península habitada pelos índios Tupinambá, estrategicamente situada na margem direita da foz do rio Guamá, na confluência com a Baía de Guajará, bem no coração da Cidade Velha, centro histórico de Belém.

O Forte do Presépio foi tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 1962 e foi restaurado em 2002, durante o governo de Almir Gabriel. Integra o Projeto Feliz Lusitânia e hoje funciona como pólo de atração turística do Estado. Foi transformado em museu para exibir justamente as peças encontradas nas escavações feitas durante a restauração.

Na parte interna do Forte, o turista encontra o "Museu do Encontro" que reúne objetos em cerâmicas tapajônica e marajoara, como as urnas funerárias marajoaras que exibem traços dos primeiros habitantes da região. Além da cultura material recolhida no próprio sítio histórico: fragmentos de porcelana, balas, moedas, entre outros.

No circuito externo, denominado de "Sítio Histórico de Fundação da Cidade", estão expostos os vestígios arquitetônicos revelados em escavações arqueológicas: rampas de acesso ao terrapleno (1808), casa de pólvora (1697) e o forno de balas ardentes (1808), além das peças de artilharia.

Em toda a área do Forte há portais, onde estão afixadas informações sobre a história da colonização da Amazônia. Descendo do Forte do Presépio, é possível passar pela Ladeira do Castelo, a primeira rua de Belém - antiga rua do Norte-, com construções que remontam o período colonial português que conduz à área portuária de Belém.

Endereço: Praça D. Frei Caetano Brandão s/n, Cidade Velha - Telefone (91) 3219.1134
Museu do Forte do Presépio: aberto de terça a sexta, das 10h às 20h. Sábado e domingo, das 10h às 20h. Feriados, das 9h às 13h. Ingressos a R$ 2 e R$ 1. Às terças, a entrada é franca.

Fonte:paratur.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário