terça-feira, 13 de setembro de 2011

D. Manuel Felício: "Repensar a pastoral da Igreja..."


Guarda: Católicos precisam de «coragem» para mudar Igreja, diz bispo
«Peso das tradições» dificulta «repensar a pastoral», afirma D. Manuel Felício.

Fátima, Santarém, 09 de set. 2011 (Ecclesia) – O bispo da Guarda diz que os católicos precisam de “coragem” para rever a vivência e anúncio da fé, o que obrigará a mudanças nas paróquias, organismos eclesiais e famílias, bem como nas opções de padres e leigos.

“Repensar a pastoral da Igreja exige que nós, sacerdotes, sejamos capazes de estabelecer novas prioridades na distribuição do nosso tempo e das nossas energias”, sublinhou D. Manuel Felício esta quinta-feira, na homilia da missa da peregrinação da diocese da Guarda ao santuário de Fátima, segundo texto enviado à Agência ECCLESIA.

Os leigos, por seu lado, devem “criar todas as condições” para que as comunidades cristãs “se convertam a essas novas prioridades”, salientou o prelado, para quem a resistência à mudança constitui um obstáculo à transformação de mentalidades.

“O peso das tradições, que muitas vezes temos dificuldade em romper, dificulta, em boa medida, este repensar a pastoral da Igreja em muitos dos nossos ambientes”, referiu D. Manuel Felício, acrescentando que as comunidades cristãs apresentam “sinais evidentes de que precisam de se renovar”.

Para o bispo da Guarda, a sociedade, “onde faltam cada vez mais as razões de esperança e de vida com sentido”, pede à Igreja Católica “iniciativas de nova evangelização” em ambientes “com muitas e profundas marcas de referências cristãs”, mas onde as pessoas cedem “às pressões da moda” e vivem “como se Deus e Jesus Cristo não existissem

Nenhum comentário:

Postar um comentário