terça-feira, 19 de julho de 2011

Imagem da Igreja na mídia.


Muticom debate imagem da Igreja na mídia

Diácono Magelo 19 de julho de 2011 03:00

O diretor da Central Globo de Comunicação, Luís Erlanger, abriu o ciclo de debates do primeiro painel do 7º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), na manhã de ontem (18/07), no Ginásio da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). O encontro começou na noite de anteontem (17/07) e reúne mais de 800 comunicadores de todo o país.

Erlanger fez uma análise da presença da Igreja na mídia. Ele chamou a atenção para a necessidade da Igreja trabalhar sua imagem na mídia. "Qualquer trabalho de comunicação precisa fazer trabalho de imersão para saber como a gente quer ser visto", disse. "A Igreja tem que ter um centralismo democrático. Como a Igreja quer ser vista? Isso precisa circular em todos os grupos", acrescentou.

Com dados que apontam palavras e sites católicos mais acessados, Erlanger criticou a falta de conexão entre os sites católicos. Ele chamou a atenção também para a necessidade de que sejam corrigidos erros presentes na rede mundial de computadores em relação à Igreja. "Erros factuais precisam ser corrigidos. A situação da Santa Igreja nas redes sociais é preocupante porque seus detratores falam sem qualquer reação da instituição", ressaltou.

Segundo Erlanger, os sites de conteúdo católico são, em primeiro lugar, o catolico.org.br; em segundo, igreja-catolica.com; em terceiro, igrejacatolicacarismatica.org.br. "Não é o da CNBB que aparece em primeiro lugar", criticou.

Erlanger concluiu sua intervenção insistindo que a Igreja precisa trabalhar em rede. "Precisamos aprender a fazer redes. A Igreja Católica era a maior rede do mundo", observou. O Muticom, criado em 1998, é promovido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e realizado pela Arquidiocese e Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Este ano discute o tema "Comunicação e Vida: diversidade e mobilidades".

FONTE
www.cnbb.org.br

--
Postado por Diácono Magelo no DIÁCONOS PERMANENTES em 7/19/2011 03:00:00 AM

Nenhum comentário:

Postar um comentário