quarta-feira, 1 de junho de 2011

"Crescimento do Diaconato Permanente".


Ter, 31 de Maio de 2011 15:20 / Atualizado - Qua, 01 de Junho de 2011 15:26 por: cnbb


Dom Sergio da Rocha Arcebispo de Teresina, encerrou no último domingo, 29, o 2º Congresso Latino-americano e Caribenho do Diaconado Permanente, iniciado no dia 24 de maio, no Mosteiro da Vila Kostka, em Itaicí, Indaiatuba (SP).

O encerramento se deu com uma missa, presidida pelo arcebispo de Teresina (PI), dom Sérgio da Rocha, que é presidente, até o início de maio, do Departamento de Vocações e Ministérios do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM).

Em sua homilia, dom Sérgio ressaltou a importância da realização do Congresso como motivador das dioceses e paróquias. “Este Congresso deverá ser um motivador para as dioceses e paróquias, para que conheça melhor o ministério diaconal e o seu valor para a Igreja. É animador ver o crescimento do diaconado na América Latina e Caribe”, destacou o arcebispo.

A delegação brasileira, que coordenou a Liturgia, prestou homenagem a todas as delegações presentes. Em seguida foram apresentadas as propostas para o Documento Final do Congresso, com as emendas do plenário. O documento será elaborado pela equipe de teólogos diáconos, que o apresentará ao CELAM para que, após aprovado, seja divulgado para todo o diaconado.
Dom Sérgio da Rocha exortou para que o documento tenha ênfase pastoral. Entre as propostas aprovadas pela Assembleia estão: comunhão eclesial, testemunho na família e maior participação das esposas e viúvas dos diáconos.
Peregrinação

No dia anterior, 28, os participantes do Congresso fizeram uma peregrinação ao Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, que fica em Aparecida (SP), onde participaram de uma missa, na Basílica, presidida pelo presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), e arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis.

Dom Damasceno, durante sua homilia, manifestou alegria em receber as delegações: “Nossa alegria é muito grande e agradecemos as bênçãos da Mãe Maria para o importante ministério diaconal. Alegramo-nos porque as dioceses estão redescobrindo o grande valor do serviço prestado pelos diáconos, em especial por ministrar os sacramentos do Batismo e do Matrimônio e no serviço da caridade, junto às pastorais sociais”.

Após a missa, os congressistas foram conhecer as instalações do Santuário Nacional. A Peregrinação terminou com almoço servido no subsolo do Santuário.
Confraternização

diaconosdocelamÀ noite, após a missa em Aparecida, foi realizado um Momento Cultural de Confraternização no Salão Vieira, do Centro de Espiritualidade Inaciana, Vila Kostka de Itaici.

Com cânticos populares, danças e poesias, as delegações mostraram seus traços culturais, enriquecendo o evento. Apresentaram seus principais traços artísticos e culturais: Uruguai, Paraguai, Costa Rica, Porto Rico, México, Chile, Venezuela, Colômbia, Cuba, República Dominicana e Brasil. A diversidade cultural trouxe a unidade cristã e social ao evento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário