quinta-feira, 5 de maio de 2011

"Usem a técnica para anunciar o evangelho"




Quinta, 05 de Maio de 2011 09:47
Arquidiocese do Rio de Janeiro

Ao encerrar o Retiro dos Comunicadores, aos pés do Cristo Redentor, Dom Orani exortou os agentes para anunciar o Evangelho por meio da vida e da técnica.

No último sábado, 30 de abril, a Pastoral da Comunicação (Pascom) da Arquidiocese do Rio de Janeiro se reuniu na Paróquia São Judas Tadeu, na Zona Sul da Cidade, para experienciar seu primeiro retiro. Ao final do dia, todos foram ao Santuário Cristo Redentor para um momento de adoração ao Santíssimo Sacramento e para participar da missa, presidida pelo arcebispo metropolitano, Dom Orani João Tempesta.

Sob a coordenação do padre Márcio Queiroz, o encontro reuniu 260 agentes pastorais, representantes de todos os vicariatos da arquidiocese. Já na abertura, o sacerdote recordou a todos sobre a importância de comunicar com a consciência de que o trabalho realizado sempre deve anunciar Cristo.

- As fotos, os textos, os blogs: tudo o que fazemos, todo o nosso trabalho deve deixar transparecer a mensagem e o próprio Cristo - essa é a nossa missão como comunicadores, enfatizou padre Márcio.

O dia teve início com a oração das Laudes e com um momento de reflexão sobre o papel do comunicador de Deus, na ocasião convidado a ouvir àquele a quem a Pascom tem a missão de anunciar.

- Eu só posso comunicar aquilo que eu conheço, que eu experimento. Por isso é importante silenciar, ouvir o que Deus tem a dizer e refletir, exortou padre Márcio.

O assessor eclesiástico da Pascom do Vicariato Jacarepaguá, padre Francisco Reinaldo, conduziu a primeira pregação: "Deus, comunicador da verdade e da vida, na história da salvação". Ao abordar a iniciativa de Deus em toda a sua revelação ao homem, lembrou que, na sociedade atual, há uma inversão de valores e que é preciso atenção para que a secularização não aconteça no trabalho pastoral.

- Os aparatos técnicos não podem vir à frente da prática da fé. É impossível se pensar qualquer trabalho da Pascom sem um momento de oração. (...) Deus transcende os meios de que dispomos, porque o próprio Deus, que é Trindade, é comunicação, explicou.

De acordo com padre Francisco, o agente da Pascom precisa aprender a confiar e a depender de Deus, para bem desenvolver sua missão evangelizadora. A vida de oração, conforme apontou, é chave para o comunicador cristão. O Sacerdote também alertou para a responsabilidade que cada um tem com relação ao compromisso com a verdade que se anuncia, já que a Pascom é uma pastoral integradora das demais e da própria Igreja.

- A manipulação da verdade, como acontece em muitos meios de comunicação, tornando tudo relativo, é um perigo, alertou.

O vigário episcopal para a Comunicação Social, padre Marcos William Bernardo, fez a segunda pregação do encontro: “Verdade, anúncio e autenticidade de vida na era digital”, refletindo sobre o texto redigido pelo Papa Bento XVI para o 45º Dia Mundial da Comunicação. Em sua abordagem, destacou como o Pontífice acentua a positividade da internet e das novas tecnologias como meios para satisfazer as necessidades humanas e explicou que as pessoas que vivem nesta sociedade midiática têm intelecção diferente e, portanto, formas de abordagens diferentes para a comunicação. Também alertou sobre os riscos do isolamento no mundo virtual e do narcisismo e considerou a questão da autenticidade do próprio ser:

- Usar as redes não pode ser algo despretensioso da nossa parte. Os meios nos levam a exercer atitude de persuasão. (...) É importante que haja um estilo cristão de presença no mundo digital. Para tal são necessários conteúdos declaradamente religiosos e, para além disso, um testemunho de vida coerente, enfatizou.

Para o Vigário é importante assumir a missão de usar das novas tecnologias para levar a mensagem do Evangelho, "seduzindo" sempre mais gente para Deus.

- Que o agente da Pascom seja alguém que tenha a experiência de Jesus e que viva o seu chamado com alegria, entusiasmo e consciência do testemunho inspirado na pessoa de Cristo. Para isso, basta que você seja dele, que acredite nele e perceba que a comunicação dele com você tem uma conectividade maior do que quando você está em qualquer rede, explicou.

Na parte da tarde, os participantes do retiro foram para o alto do Corcovado, no Cristo Redentor. Em meio aos muitos turistas que visitavam o Santuário, os agentes da Pascom puderam dar um belíssimo testemunho de fé, já desde a subida de trenzinho, onde puderam cantar e rezar, e principalmente vivendo sua espiritualidade durante um momento lindíssimo de adoração ao Santíssimo Sacramento, ministrado pelo Diácono Marcos Gayoso.

A missa, presidida por Dom Orani João Tempesta, encerrou a programação do retiro. No início da celebração, o arcebispo recordou a importância de a Pascom se reunir no seu Santuário, aos pés do Redentor, para ser e viver a comunicação.

- Precisamos ser cristãos que se encontraram com Jesus Cristo e que sabem usar a técnica para anunciar o Evangelho de Cristo, que é possível um mundo novo, alicerçado na paz, na fraternidade e na solidariedade. Não pode faltar a mística ao comunicador cristão. A sua vida pastoral deve ser um espaço para comunicar um dom recebido, porque a comunicação, antes de ser meio, é a nossa própria vida, ensinou.

Ao destacar a importância e a força da mídias sociais para alcançar mais e mais pessoas, o Arcebispo chamou a atenção dos agentes da Pascom para a sua missão:

- Vocês são os animadores dessa comunicação da Igreja que deve acontecer na sociedade.

Fonte: www.portalum.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário