segunda-feira, 16 de maio de 2011

Regras mais rígidas para o diaconato permanente.


Na semana em que o diácono Aury Brunetti será ordenado padre, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), reunida em Aparecida (SP), anunciou uma revisão dos estatutos dos 2,5 mil diáconos permanentes da Igreja Católica do País. Ficou definido, por exemplo, que sua função é auxiliar o bispo na distribuição da caridade – coordenando obras sociais da Igreja – e não servir de acólito ao padre nas celebrações litúrgicas, como costuma ocorrer.A reportagem é de José Maria Mayrink e publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo, 15-05-2011.

O diácono que ficar viúvo continua sendo proibido de se casar de novo, com uma exceção: no caso de ter filhos pequenos que precisem de cuidados maternos. A proposta de que viúvos idosos pudessem buscar uma nova companheira para ampará-lo não foi aprovada, assim como a proposta de que as mulheres pudessem ser ordenadas diaconisas.

O agora padre Aury Maria – sua assinatura, ao receber hoje o sacerdócio – distribuirá aos convidados um folheto em homenagem às três mulheres de sua vida: Maria de Nazaré ou Nossa Senhora, a sua mãe Olympia Bená Brunetti e à esposa Maria Aparecida – assumirá a função de vigário cooperador da Paróquia de São Geraldo, no bairro de Perdizes, onde mora.

A sala de estar de sua casa guarda lembranças eclesiásticas e familiares, como uma foto do casamento, Maria Aparecida vestida de noiva, entre as fotos de dois intérpretes do teclado – Aury ao órgão de um lado e o papa Bento XVI ao piano de outro.

Fonte: http://www.ihu.unisinos.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário