sexta-feira, 13 de maio de 2011

"Quem nos envia?"


“Quem nos envia?”

Esta foi à pergunta de um jovem que estava presente em um curso de formação para evangelizadores, “quem nos envia?”.
Preparávamos-nos para a semana missionária em nossa comunidade, com a participação de aproximadamente 50 evangelizadores. A meta era atingir 80% do bairro no período de uma semana. E graças a Deus conseguimos lançar a palavra em forma de semente junto aos nossos irmãos.
Mas, vamos à pergunta daquele jovem, “quem nos envia?” Ora, quem nos envia é a igreja católica, os representantes de nossa igreja, nossos sacerdotes.
Com o envio, recebemos a autoridade de ir proclamar o evangelho: “Ide por todo o mundo e pregue o evangelho a toda criatura” (Mc.16,15). Jesus envia a igreja, e a igreja envia o evangelizador a proclamar a Boa Nova.
Agora, como devem ir os evangelizadores?
De dois em dois, como nos diz a palavra de Deus: sempre dois a dois e acompanhados sempre da escritura sagrada, a bíblia.
Mas, a quem devemos proclamar a palavra de Deus, a boa nova, o evangelho?
A todos, indistintamente, a todos os necessitados de salvação: àquele que necessita de salvação, porque está mergulhado no pecado; ao pobre necessitado do anúncio da boa nova. O evangelizador deverá integrá-lo no povo de Deus, na comunidade, para que ele possa crescer em santidade.
Faz-se necessário que os evangelizadores primeiro, estejam cheios de Deus. Devem querer que Deus venha até eles e transforme seu ser.
O evangelizador é aquele que primeiramente se relaciona com o pai e com Jesus seu Senhor, Salvador e Messias.
O evangelizador é aquele que, todos os dias, deve ter uma experiência forte com Deus e, antes de sair para evangelizar, deve pedir para ser instrumento de evangelização. Pedir o poder do Espírito Santo, ficar constantemente cheio do espírito de Deus (Ef.5,18).
É bom lembrar que, a lei da física serve para a lei espiritual. Diz a lei da física: “dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço”. Assim esta lei serve igualmente para lei espiritual. Como?
Veja, se eu estou cheio, completo, abastecido do Espírito Santo, eu não deixo “brechas”, para que os sofismas de satanás entrem em minha vida. Não haverá espaço para ele (satanás) se a minha vida estiver ocupada com o Espírito Santo.
Somos muito medrosos, duvidamos do que Deus pode fazer em nós. Temos de reagir e ser católicos valentes, cheios do poder do Espírito Santo e pedir, também, a proteção e intercessão de Maria Santíssima. É importante saber que, o evangelizador católico deve ter sempre a presença da Virgem Maria. Deve pregar sempre sobre Ela, que foi a primeira evangelizadora. A presença dela deve ser sempre muito forte porque vai abrindo as portas, ainda mais em uma região como a nossa, onde temos Maria de Nazaré como à padroeira da Amazônia.
É de bom tamanho que o evangelizador católico leve sempre consigo também o terço.
“Jesus proclamamos que és o Senhor desta evangelização, abençoa a cada um de nós com a luz de teu Santo Espírito e dá-nos a virtude da fé. Abre os corações das pessoas que vamos visitar que eles sejam disponíveis a tua palavra. Prepara o caminho, cobre a nós e a eles com o teu Sangue precioso. Retira tudo o que queira impedir essa obra de evangelização. Que todos te possam encontrar. Abençoa a pessoa que nos abrir a porta, abre seu coração desde agora para a tua palavra. Amém!”
E assim saímos por uma semana para evangelizar nossos irmãos na periferia da grande Ananindeua, região metropolitana de Belém.
Diácono Luiz Gonzaga

Arquidiocese de Belém – Pará – Amazônia – Brasil.

diaconoluizgonzaga@gmail.com
diaconoluizgonzaga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário