terça-feira, 10 de maio de 2011

Missa em ação de graças pelos bispos eméritos...


Terça-feira, 10 de maio de 2011, 09h02
Missa em ação de graças pelos bispos eméritos e a terceira idade
Ariane Fonseca
Da Redação: Fonte - Canção Nova.


Na homília, Dom Antônio comparou a atitude heroica de Estêvão, que morreu pelo Nome de Jesus, à missão do episcopado e dos católicos
Os bispos eméritos do Brasil e a terceira idade foram homenageados hoje, 10, na Santa Missa com Laudes do sétimo dia da 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB,) que reúne o episcopado brasileiro em Aparecida (SP). A Celebração Eucarística, presidida pelo bispo emérito de Taubaté (SP), Dom Antônio Afonso de Miranda, aconteceu às 7h30, no Santuário Nacional de Aparecida.

Bispo emérito(D.Vicente Zico - foto) é um título conferido a um bispo diocesano cuja renúncia foi aceita aos 75 anos ou por problemas de saúde. Atualmente, temos 115 prelados nesta situação no país, sendo que 40 deles participam da Assembleia, que acontece até o dia 13 de maio. Quanto aos idosos, a ação de graças especial foi para o trabalho desenvolvido pela Pastoral da Terceira Idade, iniciativa da CNBB.

Dom Antônio afirmou que é importante fazer memória a quem já trabalhou muito pela Igreja e ressaltou que todos os cristãos são um só corpo, unidos em uma só Igreja. Na homília, o bispo comparou a atitude heroica de Estêvão, que morreu pelo Nome de Jesus, à missão do episcopado e dos católicos.

“Estêvão é o exemplo vivo da coragem para pregar a Palavra de Deus. Ele foi martirizado por anunciá-la. Muitas vezes, dar testemunho é morrer pela Palavra, mas, antes de morrer, é necessário vivê-la”, declarou Dom Antônio.

Segundo o prelado, ser anunciador da Palavra é a prioridade da atuação dos filhos de Deus, em especial dos bispos. “No Evangelho, a multidão pede a Jesus 'Senhor, dá-nos sempre desse pão'. Pão é a Palavra, a Eucaristia. Ambos são fontes de vida e de amor. A quem compete dar e vida e amor aos filhos? Aos pais! Nós, bispos, somos pais da Igreja, temos essa responsabilidade. Que Deus nos dê a graça de dar sempre ao nosso povo o pão da Palavra e da Eucaristia para uma vida de amor em Cristo Jesus”, concluiu.

Uma das pessoas que mais marcaram o início da Canção Nova é o bispo emérito Dom Antônio Afonso de Miranda, na época bispo da Diocese de Lorena (SP). Foi ele quem, em 1976, pediu ao fundador da obra, monsenhor Jonas Abib, que fizesse algo pelos jovens, oferecendo-lhe como base os artigos 44 e 45 da Exortação Apostólica “Evangelii Nuntiandi” (Evangelização do Mundo Contemporâneo). O documento apresenta um modo diferente de evangelizar, utilizando os meios de comunicação. Daí nasceu o carisma da comunidade católica.

Sobre a Assembleia

A 49ª Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) acontece de 4 a 13 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida. Um dos temas centrais do evento são as eleições da nova presidência da Conferência e dos presidentes das Comissões Episcopais Pastorais da CNBB. As eleições para presidente já aconteceram e quem representará a entidade agora é o Arcebispo de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. Outro tema discutido foram as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário