sexta-feira, 13 de maio de 2011

"Familia Disfuncional".


“FAMÍLIA DISFUNCIONAL”

Em um mundo decaído, na existem famílias perfeitas. Os filhos têm muitas necessidades: físicas (comida, abrigo, roupas); emocionais (amor, aceitação, afirmação); intelectuais (a oportunidade de desenvolver habilidades para a vida diária e desenvolver a intelectualidade); e necessidades espirituais (orientação sobre conhecer a Deus pessoalmente e amadurecer nesse relacionamento).
Porém uma família disfuncional é aquela que, constantemente, deixa de atender a algumas dessas necessidades ou a todas elas.
Alguns exemplos de famílias disfuncionais da bíblia: De Isaque (Gn.25,19-28,9), de Jacó (Gn 29,14-35.26;37.1-38.30), de Eli (1 Samuel 2,12-36;3,11-14) e de Davi (2 Samuel 11,1-19.8).
As famílias disfuncionais possuem padrões em comum: não conversam, mantém segredos de família, ignoram comportamentos inapropriados e tem uma percepção distorcida da realidade.
Deixam de levar em consideração emoções verdadeiras, vivem em isolamento, os filhos lutam desesperadamente para alcançar a perfeição, tentando preencher as expectativas dos pais.
Essas famílias são formadas por pais com dificuldades, que constantemente distorcem ou negam a realidade para esconder seus próprios problemas, como excesso de trabalho ou comportamento abusivo (sexual, físico, emocional ou envolvendo vícios).
O resultado disso na vida dos filhos é a vergonha, um profundo senso de inadequação e falta de valor, bem como um fardo de expectativas dos pais, que não são nada realistas e que não podem ser preenchidas.
A boa notícia é que o senhor deseja ser o “Reparador de Brechas” para as famílias com crianças que sofrem abusos ou foram afligidas (Is.58,9-12).
Que neste mundo tão cheio de mazelas, o Espírito Santo de Deus possa nos conduzir e com o dom do discernimento, possamos ser capazes de vivermos como verdadeiras famílias cristãs a exemplo da família de Nazaré.

Diácono Luiz Gonzaga
Arquidiocese de Belém – Pará – Amazônia – Brasil

diaconoluizgonzaga@gmail.com
diaconoluizgonzaga.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário