terça-feira, 24 de maio de 2011

Energia pré-paga será testada no Marajó.


Energia pré-paga será testada no Marajó
Terça-Feira, 24/05/2011, 09:50:12


Um projeto-piloto será introduzido no Marajó. Consumidor terá maior controle sobre gastos com energia. Modalidade será implementada em Curralinho e entrará em operação em todo o Estado a partir de agosto. A Celpa está entre as primeiras concessionárias do país a receber autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para desenvolver projeto experimental de energia pré-paga. A nova modalidade proporcionará ao consumidor a possibilidade de pagamento prévio do serviço, a exemplo do que já ocorre com a telefonia móvel.
Assim, o consumidor poderá controlar melhor seus gastos, pois o medidor informará por meio de avisos sonoros e luminosos, quando os créditos estiverem próximos de se esgotarem. O consumidor também poderá comprar créditos aos poucos, de acordo com suas necessidades.

No Pará, a Celpa desenvolve projeto-piloto de faturamento pré-pago de energia em áreas remotas da zona rural do Estado e é pioneira no Brasil. O primeiro projeto experimental será implantando na comunidade Araras, em Curralinho, no Marajó. Na mesma comunidade, a concessionária está implantando um sistema de geração de energia com fontes renováveis. O projeto de faturamento pré-pago está previsto para ser implantado no final de julho deste ano e entrar em operação em agosto, atendendo com medição pré-paga as 78 unidades consumidoras da comunidade.

A concessionária irá avaliar resultados relacionados à redução dos custos com serviços de leitura, entrega de faturas, suspensão e religação, fatores que podem contribuir para reduzir o impacto tarifário ao consumidor.

EM ELABORAÇÃO

A adoção da modalidade depende de regulamentação da Aneel. O regulamento específico está em fase de elaboração e ficará disponível para participação da sociedade, por meio de consulta e audiência pública. Também está previsto um seminário internacional para intercâmbio de informações e debates com agentes, especialistas do setor, órgãos de defesa do consumidor e demais entidades sobre as experiências de outros países. Durante os estudos para implantação do pré-pagamento, a Aneel vai analisar os benefícios tarifários que essa opção poderá representar.

EXEMPLOS

O pré-pagamento de energia é utilizado no Reino Unido, Estados Unidos, França, Austrália, Moçambique e na África do Sul.

No Brasil, além da Celpa, uma concessionária do Amazonas também obteve autorização da Aneel para implantar o sistema de faturamento. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário