sábado, 14 de maio de 2011

Disponibilidade pastoral é a marca de Dom Teodoro.


Disponibilidade pastoral é marca do caboverdiano.

Fonte: Jornal Voz de Nazaré. - 13/05/2011


Apesar de a sagração episcopal ter ocorrido em 8 de maio, a posse acontecerá somente no dia 23 de junho, festa de Corpus Christi. Dom Teodoro permanece, por enquanto, em Cabo Verde, para fazer algumas celebrações. "Daqui até a minha chegada a Belém, no dia 21 de junho, aproveitarei para fazer várias celebrações eucarísticas em diferentes paróquias, inclusive a celebração da Crisma, a começar pela minha paróquia de origem, em Cabo Verde".

Em seguida, ele viaja a Portugal, onde visitará algumas comunidades religiosas da Congregação do Espírito Santo. "Finalmente, viajarei para o Brasil na primeira quinzena de junho, passando por São Paulo, antes de seguir definitivamente para Belém".

Já na Arquidiocese de Belém, Dom Teodoro adianta que suas atividades serão relacionadas à tarefa (múnus) do bispo, como ensinar, santificar e governar na caridade o povo que lhe foi confiado. "Posso dizer-lhe que irei para a Arquidiocese totalmente disponível para trabalhar, servir e ajudar Dom Alberto naquilo que for preciso. Para quem é novo, o importante é conhecer primeiro e melhor a realidade local e inserir-se nela. Nesse sentido, prefiro ir sem a "minha agenda pastoral", mas aberto e disponível para fazer da "agenda pastoral da Arquidiocese a minha agenda de trabalho pastoral, auxiliando na caridade, na verdade e em comunhão, o nosso Arcebispo".

COMITIVA

De Belém, uma comitiva, sendo 14 deles sacerdotes, viajou a Cabo Verde para acompanhar de perto a missa de sagração episcopal de Dom Teodoro. No país eles tiveram a oportunidade de conhecer a história do novo bispo auxiliar, o local onde nasceu e seus familiares.

O Arcebispo Emérito, Dom Vicente Zico, que concedeu entrevista a uma emissora de TV local, falou sobre sua satisfação em conhecer Cabo Verde. "Para mim, tem sido motivo de muita satisfação, admirei muito. A acolhida especial deste povo e de Dom Teodoro".

Recebidos com fogos de artifício, esta foi apenas uma das demonstrações de carinho. "É uma honra e um privilégio recebê-los em Cabo Verde, ainda mais com a presença dos dois arcebispos, Dom Vicente e Dom Alberto. Tudo farei para que se sintam bem em Cabo Verde!", disse Dom Teodoro.

Com relação aos preparativos em Belém, o Bispo Auxiliar eleito agradeceu antecipadamente os esforços em recebê-lo. "Em relação aos preparativos para me receberem, quando eu for definitivamente para aí, fico bastante sensibilizado e muito grato! Vejo claramente nisso uma manifestação do vossa solicitude e apreço por mim, uma expressão da vossa simpatia, amizade e hospitalidade paraense. Que Deus vos recompense por todo o bem realizado!".

AUTORIDADES

Diversas autoridades cabo-verdianas estiveram na cerimônia de sagração. Entre eles, o primeiro-ministro dos Assuntos Parlamentares, Rui Semedo, que em nome do país expressou a satisfação pelo dia histórico. "A nomeação de Dom Teodoro demonstra que Cabo Verde cresce na sua dimensão religiosa, essa dimensão que marcou a agenda do surgimento do país. Trata-se de um crescimento com valores, com referências, porque estamos dando ao mundo o que temos de melhor".

Já para a embaixadora do Brasil em Cabo Verde, Maria Dulce Barros, foi "uma honra" testemunhar a nomeação para Belém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário