segunda-feira, 9 de maio de 2011

Diáconos permanentes terão novidades após Assembléia.


Diáconos permanentes terão novidades após Assembleia
Gracielle Reis
Enviada especial a Aparecida
Clarissa Oliveira/CN

Um dos assuntos tratados neste na 49ª Assembleia Geral (AG) dos Bispos do Brasil foi o Diaconato Permanente. E as discussões sobre o tema podem trazer diversas novidades para este ministério da Igreja.


O Arcebispo de Maringá (PR), Dom Anuar Battisti, explicou que as novas diretrizes para os diáconos terão como inspiração a Encíclica do Papa Bento XVI Deus Caritas est, e há a previsão de estabelecimento de diaconias, onde os diáconos serão responsáveis por comunidades.

Eles não celebrarão Missas - enfatizou o arcebispo -, mas serão ministros da Palavra de Deus e animadores espirituais dos fiéis. "A proposta não é para substituir o padre, mas para atender às necessidades das comunidades", endossou Dom Anuar, ao destacar ainda que os diáconos não tiram o espaço dos leigos e vice-versa e sempre devem atuar em comunhão com os bispos e presbíteros.

Na coletiva desta quinta-feira, 5, o Bispo de Nova Friburgo (RJ), Dom Edney Gouvêa Mattoso, recordou os desastres que assolaram a cidade devido às chuvas do mês de janeiro deste ano e apresentou a situação atual, em que apenas limpezas nas ruas foram realizadas, necessitando-se ainda de uma considerável reconstrução.

"Nós já vivemos o luto suficiente. Agora é preciso recomeçar. Nossos governantes precisam começar o trabalho de reconstrução", endossou o Bispo de Nova Friburgo ao pedir o auxílio da imprensa na divulgação da continuidade do problema e ao agradecer aos voluntários que se dispuseram a ajudar às vítimas.

E sobre o tema central das Diretrizes da Ação Evangelizadora no Brasil, o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte (MG), Dom Joaquim Giovani Mol Guimarães, relatou que, no dia de hoje, os bispos foram dividos em 18 grupos para discussão da temática e que, na parte da tarde, os prelados analisarão qual deve ser o número de Comissões Episcopais da CNBB.

Atualmente, elas estão em dez: Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada; Animação Bíblico-Catequética; Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso; Laicato; Liturgia; Cultura, Educação e Comunicação Social; Vida e a Família; Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz; Ação Missionária e Cooperação Intereclesial; e Doutrina da Fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário