terça-feira, 24 de maio de 2011

Devoção a Santa Rita reúne milhares de fiéis no Rio de Janeiro.


Dom, 22 de Maio de 2011 00:00
Carlos Moioli/ Fonte: portalum.com


Na celebração do 5º Domingo da Páscoa, 22 de maio, milhares de fiéis marcaram presença nas paróquias do Rio de Janeiro para celebrar a memória de Santa Rita de Cássia, a padroeira das “causas impossíveis”, que reúne devotos por todo o mundo.

Nas cinco paróquias e capelas a ela dedicadas, nos vários cantos da arquidiocese, houve programação especial, inclusive com missas de hora em hora, o dia todo. A paróquia Santa Mônica, no Leblon, administrada pelos padres agostinianos, transferiu as celebrações para esta segunda-feira, dia 23, e para a sexta-feira, 27, às 17h30.

O arcebispo Dom Orani João Tempesta presidiu a Eucaristia em duas igrejas de Santa Rita de Cássia, participando de uma carreata com benção de veículos e também de uma procissão. A primeira, às 15h, foi em Campo Grande, e às 19h, em uma capela de Guaratiba (foto), pertencente à Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

A festividade em Campo Grande marcou os 10 anos da paróquia, atualmente administrada pelo padre Mauricio Mesquita Ribeiro. Houve a realização de uma novena, com a presença de presbíteros da região, sendo concluída no sábado, 21, às 15h, com a tradicional celebração da Hora da Graça. No último final de semana, houve a realização de uma corrida rústica e um passeio ciclístico.

- Tenho acompanhado a trajetória da comunidade e a crescente devoção à nossa Padroeira. Sou feliz por experimentar e testemunhar as inúmeras graças alcançadas por meio de sua intercessão. Exemplo de amor a Deus, ela nos inspira a ser bons cristãos, afirmou a paroquiana Simone Marques.

Na festa da padroeira, 22 de maio, o dia começou com alvorada, às 6h, seguida de três missas ainda na parte da manhã. Na conclusão da celebração das 15h, Dom Orani e padre Mauricio, em cima de uma caminhonete, deram uma volta em torno da igreja, dando a benção em mais de 500 veículos. Em seguida, houve carreata com a imagem da Padroeira, e a última celebração do dia, às 18h, presidida pelo padre Mauricio, com a tradicional benção das rosas.

- A Providência Divina nos proporcionou, durante a festa, as visitas abençoadas de nossos padres, engrandecendo a comunidade paroquial. Também a de nosso pastor, que nos ensinou que somente em Cristo encontramos a verdadeira felicidade e ainda, a exemplo da padroeira, que precisamos perseverar diante das dificuldades, afirmou a agente da Pastoral da Comunicação, Paula Gomes de Brito.

Em Guaratiba, Dom Orani iniciou a celebração com procissão, quando a imagem da padroeira percorreu as ruas próximas à Capela Santa Rita de Cássia. Nas palavras de acolhida, o pároco, padre João Custódio da Silva, lembrou que era a primeira visita de Dom Orani à Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

A proclamação do Evangelho foi feita pelo diácono permanente Antônio Carlos Fonseca da Costa. Além da festa da padroeira, os fiéis estavam celebrando os 15 anos de fundação da comunidade. No ofertório, um dos casais fundadores, Paulo e Olga Nazaré, apresentaram uma pintura da primitiva capelinha. A benção das rosas, concluindo a celebração, foi realizada com as relíquias de Santa Rita de Cássia.

Nas homilias das duas celebrações, Dom Orani recordou que o “caminho” de Jesus, também deve ser percorrido por cada pessoa que quer chegar ao Pai, porque Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Neste contexto, apresentou a figura da Padroeira como uma “pedra viva”, por ter construído os alicerces de sua vida em Cristo, a “pedra angular”.

- Foi em Cristo, a “pedra angular”, que Santa Rita encontrou sentido, paz e a força necessária para vencer as vicissitudes da vida. Exemplo de mulher, esposa, mãe, viúva e religiosa, ela soube ser fiel, e dar testemunho das razões de sua fé. Hoje, ela é um grande sinal para todos nós, chamados a ser “pedras vivas”, bons cristãos, independente de onde estivermos, afirmou o arcebispo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário