terça-feira, 24 de maio de 2011

Cartaz do Círio 2011 será divulgado sexta feira.


Cartaz do Círio será divulgado sexta-feira
Terça-Feira, 24/05/2011, 08:11:49

Cartaz do Círio será divulgado sexta-feira 27/05/11.

Descida da imagem de Nossa Senhora do Glória ocorrerá na quinta 26/05/11.

Na próxima sexta-feira, os devotos de Nossa Senhora de Nazaré conhecerão a versão 2011 de um dos ícones do Círio de Nazaré: o cartaz com a fotografia da mãe de Jesus, que tradicionalmente é fixado pelos fiéis na porta de suas casas, fachadas de prédios e instituições públicas e privadas.

A novidade deste ano é a participação dos fiéis no cartaz. Atrás da fotografia da imagem de Nossa Senhora tem um mosaico formado por fotos de vários momentos do Círio do ano passado, que foram tiradas pelos devotos e enviadas ao site da Basílica Santuário Nossa Senhora de Nazaré, como explica o diretor da Festa, César Neves. “É uma homenagem que estamos fazendo a todas as pessoas que fazem do Círio a maior procissão católica do mundo. Esse ano queremos simbolizar a fé do povo paraense”.

A foto principal foi feita pela fotógrafa Luciana Nahum. O cartaz será apresentado durante missa solene na Praça Santuário às 19h30, presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira.

“Em caso de chuva, a celebração será dentro da Basílica. A festa vai ser muito bonita e nada vai atrapalhar”, disse Neves. Após o lançamento oficial, cada pessoa poderá levar um exemplar do cartaz para casa. Foram confeccionados 800 mil exemplares. “O cartaz também faz parte da divulgação do Círio de Nazaré em outros Estados e até fora do país”.

O primeiro cartaz do Círio foi produzido em 1882, e até hoje essa tradição permanece. “Todo ano gosto de ter o cartaz na minha casa. É como se fosse uma bênção de Nossa Senhora na minha casa e também uma tradição de família que começou na casa da minha avó. Eu lembro de cartazes bem antigos”, lembrou a devota Mara Gonçalves.

A data da divulgação do cartaz do Círio 2011 coincide também com um dos momentos mais importantes para os devotos de Nossa Senhora, que é a descida da imagem original de Nossa Senhora de Nazaré do Glória. A solenidade acontece na quinta-feira, às 19h, durante a missa. Essa será a primeira descida do ano que ocorrerá em homenagem ao quinto aniversário de elevação da Basílica a Santuário Mariano da Arquidiocese de Belém.

Depois disso, somente na semana do Círio. “Por isso foi também um belo momento para apresentação do cartaz, quando a frequência de visitação chega a cinco mil pessoas”, informou o padre Silvio Jaques, pároco da Basílica. A imagem original da Nossa Senhora volta para o Glória no domingo durante a missa das 20h.

CARTAZES ANTIGOS

Os cartazes antigos podem ser conferidos no site oficial do Círio: www.basilicasantuarionazare.com.br. (Diário do Pará)

Nenhum comentário:

Postar um comentário