sábado, 14 de maio de 2011

Bispo auxiliar chegará em junho para a alegria dos paraenses.


Bispo chegará em junho

Fonte: Jornal Voz de Nazaré - 13/05/2011


Dom Teodoro Mendes Tavares foi sagrado para a Arquidiocese de Belém diante de 15 mil pessoas na África

Cabo Verde antecipou a festa para a Arquidiocese de Belém. Cerca de 15 mil pessoas testemunharam a cerimônia de sagração episcopal do primeiro sacerdote africano a ser nomeado bispo para as Américas. Dom Teodoro Mendes Tavares, novo bispo auxiliar de Belém, é motivo de alegria, num fato inédito na história da Igreja de seu país. Apesar de a celebração ter sido transmitida ao vivo por uma emissora de televisão caboverdiana, uma multidão foi à cerimônia na praia de Quebra Canela, em Santiago, no domingo, dia 8 de maio. Agora, os católicos paraenses aguardam a posse de Dom Teodoro na capital do Pará no dia 23 de junho, festa de Corpus Christi.

O Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, presidiu a missa e destacou o sentimento de comoção nacional. "Existem muitos irmãos africanos respondendo ao chamamento de Cristo. Mas é a primeira vez na história que um sacerdote africano é nomeado bispo para as terras da América. A África dá de si mesma a outro país de outro continente, oferecendo o que tem de melhor: um filho consagrado a Deus", afirmou.

O local escolhido para a sagração também é significativo para o país, pois em 1990, o então Papa João Paulo II celebrou uma missa e sagrou o primeiro bispo de Cabo Verde, Dom Arlindo Furtado, na primeira visita de um Pontífice ao país. Mais de 20 anos depois, Dom Teodoro torna-se o quarto bispo de Cabo Verde.

Segundo Dom Teodoro, bispo auxiliar eleito para a Arquidiocese de Belém, o sentimento é acima de tudo de responsabilidade. "Sinto-me agraciado e enviado por Deus para anunciar o Evangelho, como bispo, além das fronteiras da minha terra natal. Sou missionário! Neste momento, veio à minha memória, o mandato missionário de Jesus, que disse aos seus discípulos: "Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura" (Mc 16,15). O bispo, como sucessor dos Apóstolos, é enviado para anunciar a Boa Nova da salvação a todas as pessoas, continuando a missão de Jesus, sem limite de espaço e de tempo", disse.

Disponibilidade pastoral é o que motivou o bispo auxiliar. "Vejo-me pequeno e frágil diante desta grande responsabilidade, mas aceitei-a na fé. E apesar de minha fragilidade disse sim, 'Eis-me aqui'", acrescentou Dom Teodoro em referência a seu lema episcopal.

Descrito como uma pessoa amorosa com a família, seu irmão, Bartolomeu Tavares, revela que Dom Teodoro sempre foi muito religioso e comprometido com seus estudos. "Nossos pais eram catequistas, então a formação religiosa sempre foi algo presente em nossas vidas, mas ele sempre se destacou mais. Hoje todos nós estamos muito felizes", afirma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário